Juazeiro/BA, 22 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura realiza 2ª Feira de Saúde da Mulher no CIAM

ASCOM em 29/maio/2018

Por Fabiana Diniz/SEDES

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) em parceria com a Secretaria de Saúde realizou durante toda manhã desta terça-feira (29), no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), a 2ª Feira de Saúde da Mulher. A ação em alusão ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, lembrado no dia 28 de maio, trouxe além dos serviços de saúde, atendimentos com equipes do social.

A dona de casa Carlinda Pereira aprovou a ação da prefeitura e aproveitou para conhecer os serviços do CIAM. “Primeira vez que venho ao CIAM, minha filha já conhecia e hoje me trouxe. Achei muito boa a iniciativa, pois é sempre bom ter serviços como estes disponíveis para nós mulheres”, afirmou. A assistente social, Ana Célia Silva aproveitou para atualizar todos seus exames. “Foi muito proveitosa essa oportunidade para mulheres que muitas vezes não têm acesso a esses serviços. Consegui fazer todos os exames disponíveis e acho que foi uma ótima chance para nós que vivemos num dia a dia corrido”, pontuou.

A feira trouxe serviços de aferição de pressão e glicemia, coleta de citologia (preventivo), teste de ISTs e distribuição de preservativos. Ainda durante a ação, as usuárias participaram de um Aulão de Zumba e tiveram acesso a orientações e agendamento do programa Bolsa Família. Todos os serviços foram oferecidos prioritariamente para usuários do CAdÚnico.

“A ideia da feira surgiu através da data representativa de luta pela saúde da mulher e viemos comemorar justamente no CIAM que é o equipamento do município que cuida da mulher, das questões de combate à violência, porque entendemos que isso também é uma questão de saúde. A mulher que está com a saúde em dia, com a autoestima bem cuidada vai estar firme, forte e empoderada para combater essa violência. Importante destacar o cuidado que o município tem tido com esta parcela da população. A ideia é estar sempre valorizando a mulher em nossa cidade com ações como esta”, destacou a diretora de Políticas para Mulheres, Quitéria Lima.

Ao longo da manhã, foram realizados 162 atendimentos, incluindo serviços de saúde e da assistência social.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro