Juazeiro/BA, 26 de outubro de 2020


Covid-19

Prefeitura presente no terceiro dia do 26º Congresso Brasileiro de Fruticultura realizado em Juazeiro

ASCOM em 02/out/2019

Lene Radina/Ascom PMJ

Os secretários Tiano Felix (Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária) e Agnaldo Meira (Autarquia Municipal de Abastecimento) participaram nesta quarta-feira (02), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) das atividades realizadas pelo 26º Congresso Brasileiro de Fruticultura que se estende até sexta-feira (04), em Juazeiro.

O Congresso, que é uma realização da UNIVASF e da Embrapa Semiárido, conta com o apoio de diversas instituições parceiras e tem como tema central ‘Fruticultura de Precisão – Desafios e Oportunidades’.

O titular da ADEAP Tiano Felix prestigiou a programação tecnológica do Congresso e disse que “o evento é de grande importância para o Brasil e para o Vale do São Francisco, pois visa debater o setor da fruticultura em todas suas perspectivas. O município de Juazeiro é referência na produção de frutíferas e é considerado um polo da agricultura irrigada. Quero parabenizar a todos os organizadores, aos nossos produtores e todos que estão participando direta e indiretamente do evento”, declarou.

Na ocasião foram proferidas palestras sobre: Qualidade de frutas: exigências do mercado interno, Desafios e perspectivas da produção de maças frutas de caroço no Brasil, Fertirrigação de Precisão, dentre outras. Sobre as exigências do mercado interno o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura e representante da CEAGESP, Gabriel Vicente Bitencourt, explicou que o objetivo principal é a regularidade na oferta.

“O principal objetivo dos produtores no mercado interno é a regularidade na oferta, a exemplo da manga que tem o mercado interno como a principal fonte de escoamento da produção. Um dos caminhos para o sucesso é plantar em região com características climáticas adequadas, além de adotar um sistema de produção que possibilite chegar o mais próximo possível da melhor qualidade”, informou.

Gabriel também discorreu sobre a exigência dos consumidores, qualidade dos alimentos, protocolo de produção sustentável e segura e a rastreabilidade do produto. “São processos de extrema importância para o êxito e durabilidade da atividade. O mercado interno é promissor e tem grande importância para a fruticultura no Brasil”, disse.

De acordo com o diretor executivo da AMA, Agnaldo Meira, o evento está promovendo discussões de grande importância para os produtores da região. “São palestras de alto nível que possibilitam discutir, as mais modernas técnicas utilizadas no processo de produção de frutas para o mercado nacional e internacional. Somos hoje, o maior centro produtor e exportador de frutas e é por isso que estamos sediando esse tão importante evento”, observou.

A programação do Congresso se estenderá até o início da noite de sexta-feira (04), com a realização de diversas atividades, entre as quais, mesas redondas, conferências, minicursos e visitas técnicas. A entrega do Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura 2019 marcará o encerramento.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro