Juazeiro/BA, 27 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura mantém programação de limpeza em todos os canais de Juazeiro

ASCOM em 14/jul/2017

Luzete Nobre/SESP

A prefeitura de Juazeiro iniciou nesta quinta-feira (14), a limpeza dos canais que cortam vários bairros do município com trabalho conjunto das secretarias de Serviços Públicos e Saúde. As escavadeiras hidráulicas começaram os trabalhos no canal Malhada, próximo à Câmera de Vereadores no bairro Alto da Aliança e beneficiará também os bairros Codevasf, Jardim das Acácias, Alto da Aliança, Jardim São Paulo, João XXIII, Alto do Cruzeiro, Do Thomaz, Monte Castelo, Barranqueiro e Alto do Alencar.

O objetivo da limpeza é manter livres os cursos d’água e esgoto através da remoção de vegetação aquática, reduzir a proliferação de muriçocas, além da retirada de lixo descartado irregularmente nestes corredores e em suas margens.

O secretário de Serviços Públicos Celso Leal, destacou que todos os canais de Juazeiro foram limpos no primeiro semestre, totalizando aproximadamente 58 quilômetros de extensão e beneficiando uma média de 25 bairros. “A cada três meses estamos executando a limpeza desses corredores e é preocupante a quantidade de lixo jogado nesses corredores. São pedaços de madeira, pneus, sofás, colchões, capacetes, garrafas pets, cadeiras, lixo doméstico, entre outros materiais. A contribuição do cidadão é fundamental para garantir a durabilidade da limpeza executada”, enfatizou Celso Leal.

Em parceria com a Secretaria de Saúde, após a limpeza dos canais, os agentes de endemias irão colocar Cal nos canais. “A inserção da Cal após a limpeza é justamente para impedir que essa água seja um meio de reprodução do mosquito comum ou do Aedes Aegypti que transmite a dengue, zika e chikungunya. A cal através da alcalinização da água cria um meio impróprio de reprodução, como também não prejudica o meio ambiente”, explicou a superintendente de vigilância em saúde, Tatiane Malta.

Os serviços seguirão para os canais Mulungu Remanescente – trecho que corta os bairros Monte Castelo, Barranqueiro I e II e Dom Thomaz; Macarrão – trecho que corta os bairros Piranga I, Jardim Vitória e Jardim Flórida; e Mulungu – beneficiando os bairros Itaberaba e Tabuleiro.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro