Juazeiro/BA, 24 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura levará mais uma vez para avenida projetos da Assistência Social

ASCOM em 21/jan/2020

Por Fabiana Diniz/SEDES

O carnaval antecipado de Juazeiro, que acontece entre os dias 7 e 9 de fevereiro, terá mais uma vez a presença de diversas ações do Social. O projeto Recicla Juazeiro, ações de combate à violência contra a mulher com o bloco ‘Respeita as Mina’ e o combate ao trabalho infantil e exploração sexual contra crianças e adolescentes com o Observatório Social, farão parte das temáticas das atividades desenvolvidas no período carnavalesco pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES).

Com o objetivo de identificar possíveis formas de vulnerabilidade social desenvolvendo atividades voltadas à proteção de crianças e adolescentes, funcionará mais uma vez durante o carnaval, o Observatório Social. O projeto desenvolvido na própria secretaria busca chamar a atenção da sociedade para os riscos e maus tratos que podem acontecer como trabalho infantil e negligência durante a folia momesca. Com equipes multidisciplinares compostas por educadores sociais, psicólogos e assistentes sociais, serão desenvolvidas atividades como colocação de pulseiras de identificação em crianças encontradas no circuito da folia, roda de conversas, acolhimento e escuta, jogos recreativos, oficina de máscaras carnavalescas, entre outras.

Focada no combate à violência contra a mulher, a SEDES trará para a avenida pelo terceiro ano consecutivo o bloco Respeita as Mina. A ideia é chamar a atenção para atitudes machistas que podem acontecer durante o carnaval como beijos forçados, puxões de cabelo ou ‘mão boba’. O bloco vem com a banda Mameto e sai na sexta-feira (07), às 22h. O combate à violência contra a mulher terá ainda o apoio da Unidade Móvel da Secretaria de Políticas para Mulheres do estado que ficará estacionada nas proximidades da orla.

A SEDES trará ainda o projeto ‘Recicla Juazeiro’ que mais uma vez oferecerá aos profissionais cadastrados todo apoio logístico para transportes do material recolhido, alimentação, além de equipamento de proteção individual (EPI). O recicla terá mais uma vez o apoio do SAAE e da COOPERFITZ e as inscrições para profissionais que desejam trabalhar no projeto sejam até 31 de janeiro na sede da secretaria.

Para a secretária Cida Gama é válido levar essas temáticas também para esse período festivo. “A Sedes atua com o cuidado com as pessoas durante todo o ano e trazemos esse trabalho também para o período do carnaval por acreditarmos que são questões importantes a serem tratadas. É uma preocupação do governo, as equipes se preparam para atuar no circuito do carnaval estando atentas a situações de violação de direito e a expectativa é que tenhamos mais um carnaval de paz e de respeito”, frisou a secretária.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro