Juazeiro/BA, 26 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura leva qualificação profissional para moradores de 12 bairros de Juazeiro

ASCOM em 25/set/2018

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

As ações de mobilização do Projeto Técnico Socioambiental das obras de Intervenção da Poligonal Urbana seguem movimentando os 12 bairros beneficiados com as obras que vêm mudando a vida de milhares de famílias, entre elas estão os cursos profissionalizantes que atraem vários inscritos a cada nova turma que é ofertada.

Os cursos desenvolvidos pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), foram iniciados no dia 17 de setembro com oferta de 100 vagas distribuídas em 5 cursos: design de sobrancelha, manicure e pedicure, cabeleireiro, produção de doces e salgados e confeitaria.

De acordo com a diretora social da SEDUR, Graciele Gomes, até julho de 2019 cerca de 700 pessoas devem ser capacitadas pelos cursos profissionalizantes na área da Poligonal Urbana. “Nossa proposta é que sejam formadas cinco turmas para cada curso e, além dessas modalidades que estamos oferecendo, ainda serão ofertados os de depilação e informática básica para melhor idade”, destaca Graciele Gomes, acrescentando que ao final da realização dos cursos será realizada uma cerimônia para certificação com todos os concluintes. “As obras que vêm mudando a infraestrutura dos bairros trarão ainda mais qualidade de vida à essa população. Ao inseri-los no mercado de trabalho com estas ações sociais potencializamos essa qualidade de vida” destaca a diretora social.

“Esses cursos são importantes por representar uma oportunidade de nos profissionalizarmos. Temos que abraçá-los com toda vontade. Quero colocar em prática tudo que aprendi, conquistar clientes e começar a ganhar meu dinheirinho”, disse Márcia Menezes, aluna do curso de manicure e pedicure e moradora do Residencial Mairi.

Valberto Almeida mora no bairro Alto da Aliança, sempre trabalhou como operador de máquinas e atualmente está desempregado e aproveitando a oportunidade para se capacitar numa área que sempre teve vontade de trabalhar. “Estou fazendo um curso de barbeiro e soube no bairro dos cursos gratuitos que estavam sendo oferecidos. Estou fazendo o de design de sobrancelhas e cabeleireiro e vou buscar abrir o meu negócio próprio, em casa mesmo. As oportunidades existem, estão sendo oferecidas, só precisamos aproveitar, valorizar e não esquecer de agradecer a gestão municipal”, declarou o morador.

O aposentado Antônio Manoel de Santana mora no bairro Padre Vicente e aproveitou o curso para ir usufruir dos serviços que são oferecidos. “O pessoal que sempre passa no bairro avisando sobre os cursos falou sobre os serviços que são oferecidos. Muita boa essa ação que além de preparar o pessoal dos bairros para ganhar o seu próprio dinheiro, nos dá a oportunidade de ter os serviços de graça enquanto eles aprendem durante o curso”, disse Seu Antônio Manoel.

“Esse trabalho é muito importante na comunidade, porque os cursos profissionalizantes trazem esperança aos moradores dessas localidades. Esses cursos não irão apenas ajudar essas pessoas a terem uma profissão, mas também a ter mais qualidade de vida no futuro”, contou a instrutora do curso de design de sobrancelha, Carla Soares.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro