Juazeiro/BA, 18 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura leva informações sobre alimentação saudável e riscos com fogueiras para crianças em EMEI de Juazeiro

ASCOM em 13/jun/2019

Débora Sousa/SESAU

A equipe do Núcleo de Educação e Promoção à Saúde (NEPS) realizou nesta terça e quarta-feira (11 e 12/06) espetáculo de teatro e palestra voltada para as crianças das Escolas Municipais de Educação Infantil de Juazeiro (EMEI) com o tema ‘Alimentação saudável e cuidados com fogueiras e fogos durante as festividades juninas’.

E foi de maneira lúdica que a equipe do NEPS levou as informações para os pequenos nas EMEI’s, fantasiadas com personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. Os personagens encenaram boas práticas de alimentação saudável com perguntas sobre o que as crianças mais gostavam de comer e o que é permitido comer. Como o mês de junho é voltado às tradições das festividades juninas e as crianças se encantam com os artefatos que geram brilho. A equipe do NEPS também mostrou às crianças o perigo de ficar perto de fogueiras, soltando fogos ou bombas.

“Aprendi que não podemos comer doce todo dia porque posso ficar com dor de barriga. A Emilia disse que é preciso escovar os dentes depois que comer para não criar cárie”, descreveu Guilherme Evangelista (4 anos). Já Melissa da Silva disse: “não posso de jeito nenhum brincar com fogo, pois pode queimar e doer muito”. Voltada à alimentação saudável, Ludimila Moura deu um show. “O lanche que eu mais gosto aqui na escola são as frutas. Hoje mesmo temos melancia e melão e eu amo essas frutas, é muito gostoso”, concluiu.

De acordo com Rafael Santana Alves, gestor escolar da EMEI Maria Júlia Rodrigues Tanuri, “o Núcleo de Educação trabalha com temas relacionados à preservação da saúde da criança, então é extremamente essencial esse fortalecimento. Temos que sensibilizar as crianças quanto aos cuidados com os fogos e buscar a adaptação alimentar de acordo com a faixa etária deles sempre se preocupando com a questão nutricional”, acrescentou.

Para a agente de endemias Jakiline Vargas Santos Almeida, o trabalho lúdico tem como finalidade apresentar à comunidade cuidados com a saúde. “Trabalhamos com escolas, empresas, comunidade e com os grupos comunitários e, nesses espaços, falamos sobre determinados temas. Hoje abordamos alimentação saudável dentro do São João, uma vez que as crianças gostam muito de doces e guloseimas. Eles compreenderam que precisam de alimentação mais rica em cálcio, proteína,  ferro e demais nutrientes saudáveis ao corpo”, finalizou

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro