Juazeiro/BA, 27 de novembro de 2020


Covid-19

Prefeitura lança projeto ‘Fortalecendo o Semiárido’ na zona rural de Juazeiro

ASCOM em 12/abr/2018

Lene Radina/ ASCOM ADEAP

A Prefeitura de Juazeiro através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) em parceria com o CETEP – SF, e as secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Desenvolvimento Rural (SDR), irão lançar, nesta sexta-feira (13), no distrito de Juremal em Juazeiro, o projeto ‘Fortalecendo o Semiárido’ (Dinamização Econômica da Agricultura Familiar).

O projeto consiste na capacitação de empreendedores do setor alimentício da zona rural do município, e tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico dos produtores oriundos da agricultura familiar, bem como qualificar, valorizar e padronizar a cadeia produtiva de forma sistemática e continuada, sustentável, participativa e descentralizada.

De acordo com a tecnóloga em alimentos da ADEAP, Ataildes Pinheiro, o projeto será iniciado na zona rural do município. “O curso contará com duas propostas – beneficiamento da carne de bode e beneficiamento dos frutos e hortaliças, sendo que cada curso conterá dez capacitações abrangendo desde a realização de boas práticas, instalações, qualidade da matéria prima, embalagens e o beneficiamento dos produtos (carne, frutos e hortaliças)”, explicou Ataildes, destacando que serão dez encontros por curso, realizados na sede dos distritos e no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco (CETEP – SF) em Juazeiro.

Uma das finalidades da ação é reduzir as desigualdades regionais, através de capacitações profissionais em caráter estratégico de políticas regionais que possam incorporar incentivos para proporcionar o desenvolvimento regional da produção da agricultura família.

“Esse projeto surge de um diagnóstico feito pela equipe de profissionais da ADEAP, relativo à carência de serviços voltados ao setor alimentício. A qualificação pretende incluir processos formais (cursos) e outras iniciativas. Sua oferta será a resposta de desenvolvimento e habilidades na qualidade dos serviços prestados pelos produtores rurais”, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, destacando que a ação também visa fortalecer os empreendimentos que serão regularizados pelo Selo de Inspeção Municipal – SIM.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro