CULTURA

Prefeitura inaugura exposição ‘Olhos de Juazeiro’ para comemorar os 143 anos da cidade

Para comemorar os 143 anos de Juazeiro, que tal uma viagem pela história da cidade? Aberta nesta quinta-feira (15) para festejar o aniversário do município, a exposição ‘Olhos de Juazeiro’ é um presente para toda a população. Em exposição permanente no Paço Municipal, a mostra reúne imagens históricas da cidade e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Para a prefeita Suzana Ramos, a exposição é uma oportunidade para o juazeirense conhecer a sua cidade. “A nossa Juazeiro é uma cidade linda e cheia de história. É importante conhecer essa história para amá-la ainda mais e nos reconhecer nela. Agora esse espaço está aberto aqui no Paço Municipal, para que as pessoas conheçam também esse prédio histórico, símbolo da nossa cidade”, destacou a prefeita.

(Foto: Marcel Cordeiro/PMJ)

Curador da exposição e assessor especial da Prefeitura, Adalberto Barbosa, o “Dadau”, falou sobre o projeto, idealizado há pouco mais de três meses. “Nosso objetivo era contar a história de uma maneira acessível, mas que servisse de elemento de pesquisa para os estudantes, e, principalmente, para despertar o pertencimento dos juazeirenses. Nós valorizamos a fotografia e buscamos textos leves, pontuando a trajetória da cidade até os dias de hoje”, explicou.

O responsável pela exposição falou, ainda, sobre o roteiro da mostra. “A ideia é que a pessoa entre, passe pela arquitetura de Juazeiro, chegue à transformação da sua relação com o rio, do porto à irrigação, e depois conheça os personagens que construíram e continuam construindo a cidade ao longo do tempo. O povo simples, que se doa para tornar a cidade cada vez melhor”, revelou Dadau.

Exposição

Muitas imagens que integram a exposição foram restauradas e adquiridas com o apoio de internautas, provocados nas redes sociais, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da professora Odomaria Macêdo, Ernani Paes Landim e do acervo Maria Franca Pires, além do acervo contemporâneo do fotógrafo Emerson Leite.

Texto: Eneida Trindade – Ascom Seculte/PMJ

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Favor desabilitar para acessar a publicidade institucional do site.