Juazeiro/BA, 18 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura faz balanço positivo das atividades da SEDES desenvolvidas em 2017

ASCOM em 22/dez/2017

Por Fabiana Diniz/SEDES

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), que foi ampliada no atual governo do prefeito Paulo Bomfim, tem atuado de forma marcante desde o início do ano. Foram promovidas diversas capacitações com os servidores e desenvolvidos projetos e programas que envolveram equipes e comunidade buscando, prioritariamente, o bem estar do usuário.

Entre os programas lançados, está o ‘Transformar’ que beneficia pessoas com deficiência através da reforma de sua casa, com adequações de acessibilidade nos imóveis. O programa lançado em maio será financiado com recursos próprios municipais. “Temos uma parcela da população que precisa desse olhar mais humanizado e são iniciativas como esta que lhes proporcionam mais qualidade de vida. Dessa forma, a gestão municipal fortalece ainda mais as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência”, declarou a secretária Cida Gama.

Mais mil residências foram entregues pela SEDES este ano dentro do programa Minha Casa Minha Vida, totalizando 11 mil novas moradias desde a gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho.

Ao longo do ano, atividades como o ‘Maio da Diversidade, ‘Novembro Negro’, ‘Caminhada da Mulher’ e a Campanha de Combate à Exploração Infantil abordaram temas importantes da atualidade promovendo um debate qualificado com toda a sociedade. “Somos agentes públicos e temos obrigação de lutar pelo direito do outro”, destacou Cida.

Pensando em qualificação profissional, a SEDES formou em 2017 mais 11 turmas pelo programa ‘Qualifica Juazeiro’ que foi ampliado e transformado no ‘Qualifica Mais’ que vai capacitar mais de 800 jovens em toda a cidade. O objetivo do Programa é promover capacitação e gerar oportunidade de emprego e renda beneficiando, prioritariamente, os usuários da Assistência Social, entre eles, os participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e os beneficiários do Bolsa Família.

Atividades de rotina como: apoio assistencial, atuação do CIAM, emissão de carteira de idoso, atualização de dados do Cadastro Único para programa sociais, atuação do Estação Cidadania na Caravana da Saúde atendem aos usuários da sede e do interior, oferecendo serviços de qualidade e atendimento eficaz.

Com 5 CRAS atuando na cidade, nos bairros Quidé, Malhada da Areia, Tabuleiro, Itaberaba e João Paulo II, o atendimento chega a todo o município trazendo também Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que atendem crianças, jovens e idosos.

Com compromisso de melhorar ainda mais a vida das pessoas, foi inaugurado este ano mais um equipamento para servir à população. A prefeitura entregou através da secretaria, a nova sede do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) com o objetivo de proporcionar mais dignidade, cidadania e possibilitar meios para a garantia de direitos.

“Desde o início da atual gestão, o prefeito tem nos orientado a dar atenção às pessoas e esse tem sido o nosso propósito. Entregamos um equipamento novo e de qualidade com estrutura adequada para um verdadeiro CREAS. Dá uma satisfação imensa saber que vamos atender aos usuários com qualidade. Vamos trabalhar para que no próximo ano continuemos nesse mesmo ritmo, trabalhando sempre pela melhoria de vida das pessoas”, completou a secretária.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro