Juazeiro/BA, 26 de novembro de 2020


Covid-19

Prefeitura entrega certificados a concluintes de cursos profissionalizantes

ASCOM em 16/nov/2018

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

Uma cerimônia marcada pela emoção e muitos agradecimentos. Foi assim o evento de certificação dos mais de 180 concluintes dos cursos profissionalizantes promovidos pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) para os moradores da área da Poligonal Urbana. O evento aconteceu  quarta-feira (14),  na Praça da Juventude, localizada no bairro Argemiro e contou com a participação do chefe de gabinete Vilmar Ferreira, que representou o prefeito, e da equipe técnica da SEDUR.

De acordo com a diretora Social da SEDUR Graciele Gomes, os 188 concluintes estão distribuídos em 10 turmas de 6 cursos profissionalizantes: design de sobrancelha, cabeleireiro, manicure e pedicure, fabricação de doces e salgados, confeitaria e informática básica para a Melhor Idade. Até julho de 2019 cerca de 700 pessoas devem ser capacitadas pelos cursos profissionalizantes na área da Poligonal Urbana.

Além do certificado cada concluinte recebeu ainda um kit com ferramentas básicas especificas para cada formação. Em sua fala a diretora social da SEDUR Graciele Gomes, explicou como surgiu o Projeto Técnico Socioambiental (PTS) da Intervenção da Poligonal Urbana e o objetivo dos cursos.  “A intervenção da Poligonal Urbana é um projeto de grande impacto, afeta diretamente a vida de mais de 8 mil famílias com obras de pavimentação, saneamento, drenagem, habitação. Entendemos que tamanho impacto precisa de um trabalho social paralelo, e assim surgiu o PTS. Dentre as inúmeras atividades realizadas estão os cursos com foco no estímulo da geração de emprego e renda entre famílias em vulnerabilidade social além de promover o desenvolvimento social dessa população que está recebendo um grande volume de obras, os cursos ajudam a comunidade na busca de mais qualidade de vida”, explicou Graciele Gomes.

Rosa Silva mora no bairro Codevasf, trabalha como faxineira e concluiu o curso de confeitaria. Para ela a certificação e o recebimento do kit com as ferramentas básicas de um confeiteiro, são o seu passaporte para um novo mercado de trabalho. “Eu já fazia bolos para a família. Quando busquei o curso foi querendo me profissionalizar e assim buscar uma nova renda. Agora de posse do meu certificado e kit é só colocar a mão na massa. Agradeço ao prefeito Paulo Bomfim por essa oportunidade”, declarou Rosa.

Para o operador de máquinas e atualmente desempregado, Valberto  Almeida, que concluiu os cursos de design de sobrancelhas e cabeleireiro a conclusão dos cursos é o início de uma nova fase profissional. “Vou continuar me capacitando e buscar abrir o meu negócio próprio, em casa mesmo. A gestão municipal está de parabéns por oferecer essa oportunidade a centenas de cidadãos. Vamos  aproveitar e buscar a inserção no mercados de trabalho”, declarou o Valberto Almeida.

O chefe de gabinete Vilmar Ferreira falou do compromisso e satisfação da gestão municipal em trabalhar para o desenvolvimento da população juazeirense. “É muito gratificante participar de um momento como esse, quando acompanhamos de perto a evolução da população através da oferta de políticas públicas municipais voltadas para a  valorização, para o desenvolvimento econômico e acima de tudo para a profissionalização. Que todos aproveitem o kit recebido e possam iniciar ou aprimorar suas vidas profissionais e assim adquirirem mais qualidade de vida. Nós que fazemos a gestão do prefeito Paulo Bomfim estamos aqui para apoiar e investir essas melhorias”, finalizou Vilmar.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro