Juazeiro/BA, 20 de outubro de 2020


Covid-19

Prefeitura e Bahiater realizam distribuição de mudas palmas aos produtores da zona rural de Juazeiro

ASCOM em 20/nov/2018

Lene Radina/ADEAP

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária,  Tiano Felix, e a equipe técnica da ADEAP estiveram na manhã desta terça-feira (20), na comunidade de Lagoa do Boi, distrito de Pinhões, realizando a distribuição de mudas de palmas forrageiras para produtores dos distritos de Pinhões, Massaroca e Carnaíba.

A ação que contemplou a Prefeitura de Juazeiro com aquisição de 50 mil mudas de palma doce é proveniente de um edital lançado pelo governo do estado através do Projeto de Segurança Alimentar do Rebanho, uma ação da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF/ SDR), em parceria com a Bahiater.

“Hoje estamos dando continuidade à distribuição de mudas de palmas às comunidades da zona rural, com o objetivo de suprir as necessidades alimentícias dos rebanhos no período de estiagem. O governo Paulo Bomfim tem realizado diversas ações em prol do desenvolvimento do interior, a exemplo das Feiras de caprinos e ovinos, do projeto Fortalecendo o Semiárido e da implantação do Selo de Inspeção Municipal (SIM), que esperamos lançar até dezembro deste ano”, destacou Tiano Felix.

A ADEAP também já realizou a distribuição de mudas de palmas dentro do programa ‘Palmas para Juazeiro’ às comunidades da zona rural. “Técnicos da ADEAP vêm realizando um trabalho de assistência técnica aos produtores das comunidades agraciadas pelos quintais produtivos, através de orientações sobre o cultivo e manejo da palma, unidades que hoje servem de sementeira para as associações locais”, explicou Tiano.

Na ocasião o representante do Bahiater, Osvaldo Lopes, fez uma apresentação sobre a origem e utilização da palma forrageira aos presentes. Ele falou sobre a importância na alimentação animal e humana e formas corretas de cultivo e uso.

A grande diversidade de usos e aplicações da palma forrageira revela a versatilidade dessa espécie vegetal, que apesar de ser cultivada para alimentação animal, não tem sua potencialidade explorada plenamente nessa região. A palma é usada mundialmente na alimentação humana, arraçoamento animal, como fonte de energia, na medicina, na indústria de cosméticos, na proteção e conservação do solo, dentre outros usos nobres. É preciso que também exploremos essas diversidades aqui na nossa região”, explicou Osvaldo. Vale destacar que a ação também irá beneficiar comunidades da região do Salitre.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro