Juazeiro/BA, 01 de outubro de 2020


Covid-19

Prefeitura destaca fiscalização e ordenamento do trânsito como principais ações da CSTT em 2017

ASCOM em 26/dez/2017

Irislane Pacheco/CSTT

Em 2017 a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) levou para as ruas de Juazeiro campanhas educativas, fiscalização e ordenamento. E durante todo o ano, fiscais de trânsito e transporte e guarda municipal atuaram juntos no combate ao transporte irregular.

O setor de Educação para o Trânsito teve um importante papel de conscientizar pedestres e condutores de Juazeiro a adotarem uma postura mais consciente em favor da vida. Ao longo do ano, a equipe levou inúmeras campanhas para as ruas, com destaque para o Maio Amarelo, com a realização de blitz educativa, passeio ciclístico e distribuição de rosas amarelas no dia das Mães; e a Semana Nacional de Trânsito, realizada em setembro, que trouxe palestras educativas para todos os atores do trânsito e apresentações cênicas em escolas e calçadões da cidade, levando orientações de forma lúdica.

No segundo semestre, a equipe de Educação foi convidada para ser parceira nas Caravanas da Saúde, programa de governo que tem como principal objetivo acabar com a demanda reprimida de consultas eletivas nas mais diversas especialidades nas Unidades Básicas de Saúde. Toda quarta-feira, a equipe de Educação realiza palestras com orientações sobre trânsito e apresentações lúdicas enquanto a população aguarda o atendimento nas Caravanas.

Combater o transporte clandestino também foi um dos destaques dessa gestão. Fiscais de trânsito e transporte e a guarda municipal realizaram inúmeras blitzes, com destaque para a Operação ENEM, que teve como objetivo coibir a ação de mototaxistas clandestinos e preços abusivos, que foram cobrados na primeira fase do ENEM. Na ação foram apreendidas seis motocicletas.

De janeiro até a primeira quinzena de dezembro, a Fiscalização de Transportes apreendeu 71 motocicletas por transporte irregular de passageiros. O gerente de transportes da CSTT, Francisco Paulo, alerta aos usuários do transporte público a buscarem transportes autorizados pelo município. “As pessoas devem evitar os transportes clandestinos para sua própria segurança. A identificação é simples, basta procurar o selo do município. Nas motocicletas fica no tanque e nos carros fica no painel”, destacou Francisco.

A Fiscalização de Trânsito também foi intensificada em 2017. Quinze novos fiscais tomaram posse esse ano, o que aumentou o efetivo nas ruas e possibilitou ampliar a fiscalização. “Com a chegada de novos fiscais e de viaturas foi possível aumentar nossa área de atuação diária. Além da região central da cidade que já era assistida, passamos a atuar diariamente nas grandes Avenidas e em bairros próximos ao Centro”, ressaltou o diretor operacional, Marcos Cardoso.

Além de fiscais de trânsito, o prefeito Paulo Bomfim convocou novos fiscais de transporte e guardas municipais este ano, todos provenientes do concurso realizado em 2016. Em parceria com a Escola de Gestão do Servidor (EGESP) foi oferecido um curso de formação, para que esses novos servidores tivessem além de conteúdo teórico, aulas práticas de direção defensiva (trânsito), primeiros socorros e prevenção de incêndios, entre outras.

O setor de Engenharia de Tráfego realizou inúmeras mudanças visando melhorias no ordenamento do trânsito em Juazeiro. As Ruas José Petitinga e Minas Gerais (Santo Antônio) e a Rua Quinze de Novembro (Centro) tornaram-se mão única, levando mais fluidez ao tráfego destas vias. Novos semáforos foram instalados na área central e na Zona Oeste da cidade com o intuito de ordenar o tráfego e prevenir acidentes de trânsito.

Para o diretor-presidente da CSTT, Damião Medrado, o sentimento é de satisfação pelo dever cumprido. “Agradeço ao prefeito Paulo Bomfim por me confiar a missão de estar a frente da CSTT, foi um grande e prazeroso desafio. Agradeço também a minha equipe da CSTT por toda disposição e empenho. Todas as metas idealizadas foram cumpridas e para 2018 nosso objetivo é continuar trabalhando para melhorar a vida dos juazeirenses”, declarou Damião.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro