Início Prefeitura de Juazeiro zera fila de espera para exames e aumenta agendamentos em até 150%

26/04/2021 8h24 Atualizado há 3 anos atrás

A Prefeitura de Juazeiro zerou as filas de espera de exames no município. A Central de Marcação que possuía uma demanda média de 800 exames agendados por mês, está atendendo cerca de 2 mil agendamentos mensais, ou seja, 150% a mais.

A equipe da Central de Marcação conseguiu zerar exames de tomografia, exames laboratoriais e fisioterapia. Já outros exames que estão com demanda reprimida, mas já em processo também de zerar a fila de espera que são: eletrocardiograma, eletroencefalograma,  teste ergométrico, Mapa, Holter, raio-x, mamografia, histopatológico e ressonância magnética.

Antes a população ficava cerca de 3 meses ou mais aguardando para conseguir marcar um exame. Mas agora, exames de laboratório e fisioterapia são agendados na mesma hora, sem espera. “Nosso esforço foi para otimizar o atendimento à população que ficava muito tempo esperando exames. Nós descentralizamos as marcações, que agora acontecem nas unidades de saúde diretamente. É importante ressaltar que fizemos isso com os mesmos contratos de prestação de serviço e com a policlínica do Estado, sem mais custos para o município”, destacou o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

A vendedora ambulante, Rejane Maria, entregou a requisição para agendar uma tomografia. Em menos de uma semana, conseguiu o exame. “Deixei semana passada para elas marcarem. Achei rápido”, comemorou Rejane.

A marcação de exames simples é realizada na própria Unidade Básica de Saúde (UBS). Mas pacientes oncológicos, com lúpus, que fazem Tratamento Fora do Domicílio (TFD), cardiopatas e com fibromialgia podem ir direto para a Central de Marcação.

Documentos necessários para marcação de exames na Central

Para fazer a marcação dos exames, é importante que o paciente esteja com alguns documentos em mãos. Para exames histopatológicos (anátomo patológico) e USG de vasos é preciso estar com guia médico e documento de identificação do paciente. Já para marcação de ressonância magnética, tomografias, cateterismo cardíaco, é importante portar cópia de RG, CPF, comprovante de residência atualizado (água ou energia), Cartão SUS atualizado e Cartão da Família.

Texto: Amanda Franco – Ascom/SESAU/PMJ