Início Prefeitura de Juazeiro realiza vacinação de pessoas com síndrome de Down na APAE

07/05/2021 13h50 Atualizado há 3 anos atrás

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), realizou nesta sexta-feira (07) a vacinação contra a Covid-19 de pessoas com síndrome de Down. A aplicação das doses foi na Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) do município. A equipe da SESAU fez um levantamento do público com Down na unidade. As pessoas com síndrome de Down fazem parte do público-alvo do grupo das comorbidades da Fase 3 do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Roger Tairone Andrade, de 31 anos, estuda na APAE, e, segundo a mãe do jovem, Vera Andrade, ele estava ansioso para tomar a vacina. “Ele ficou muito feliz quando soube que viria hoje tomar a vacina. Depois que tomei a minha primeira dose, ele ficou sentido e me questionou porque não o levei para tomar a dele também. Eu disse que a vez dele iria chegar e chegou, graças a Deus. Agora é aguardar a segunda dose”, disse emocionada a mãe que não vê a hora do filho e todas as outras pessoas voltarem à rotina normal.

Serão vacinadas pessoas com Down de 18 a 59 anos. “Eles ficam mais confortáveis aqui na APAE que o ambiente é conhecido deles. A gente ficou muito feliz com essa disponibilidade da Secretaria de Saúde em vir fazer essa vacinação aqui”, disse a secretária da APAE, Graça Souza.

Nesta manhã foram vacinadas 22 pessoas com síndrome de Down. A imunização deste público continua até atingir o público.

Vacinação de gestantes e puérperas

A SESAU começou a vacinar também gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), que integram o grupo prioritário. A vacinação foi iniciada com as mulheres que estão no Hospital Materno-Infantil de Juazeiro. Entram na vacinação deste público gestantes com comorbidades. A aplicação das doses continua neste sábado (08) na unidade.

Texto: Amanda Franco – Ascom/SESAU/PMJ