SEMAURB

Prefeitura de Juazeiro realiza monitoramento ambiental na barragem do distrito de Pinhões

Seguindo com as ações pelo interior do município, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) realizou uma vistoria na barragem localizada no distrito de Pinhões. A visita à comunidade faz parte das atividades de rotina da Gerência de Monitoramento Ambiental e da Diretoria de Fiscalização da Semaurb.

Acolhendo uma solicitação da vereadora Valdeci Alves, a Neguinha da Santa Casa, que recebeu denúncia de moradores do distrito sobre uma possível mortandade de peixes na barragem que fica no local, os fiscais de meio ambiente estiveram na localidade em três ocasiões diferentes para averiguar a situação.

A barragem de Pinhões foi construída pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), que também é responsável pela manutenção da infraestrutura. Originalmente o reservatório beneficiaria a comunidade em períodos de estiagem. Atualmente, a água é usada para irrigar plantações e para consumo animal.

A equipe da Semaurb visitou o distrito de Pinhões este ano em três oportunidades e encontrou descarte de lixo e entulho às margens do açude e despejo de esgoto diretamente no manancial. Os fiscais ambientais também encontraram um acúmulo de vegetação ao redor e dentro da barragem. Amostras de água foram coletadas e analisadas pelo laboratório do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE). Foram detectadas quantidades elevadas de ferro e de coliformes fecais no material examinado, o que pode ser a causa da mortandade de peixes.

“Essa foi uma análise preliminar. Nossa orientação é que outras amostras sejam colhidas para tentar detectar se existem outros tipos de metais e outros materiais.  Além desses, outros fatores podem estar provocando a morte dos peixes, como o aumento da temperatura da água ou decomposição de vegetação dentro da barragem. Só uma análise mais minuciosa pode determinar a causa do problema”, explicou Cleberson Xavier, arqueólogo e técnico ambiental da Semaurb.

Providências

Após o monitoramento realizado na barragem de Pinhões, uma ação ambiental educativa será promovida pela Semaurb periodicamente na comunidade, para orientar os moradores a não depositarem lixo às margens do reservatório.

“Além disso, embora a barragem de Pinhões seja de responsabilidade e administrada pelo DNOCS, a Prefeitura de Juazeiro entende que tem um papel social a ser desenvolvido tanto neste distrito como em outras comunidades da zona rural. Outros setores da Prefeitura deverão em tão logo visitar a localidade para também realizar melhorias na limpeza e no saneamento do distrito, para minimizar os impactos na barragem de Pinhões”, pontuou Rubens Torres, secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano.

Texto: Edísia Santos – Ascom/Semaurb/PMJ

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Favor desabilitar para acessar a publicidade institucional do site.