Prefeitura de Juazeiro realiza mapeamento de terrenos baldios na cidade

Início Prefeitura de Juazeiro realiza mapeamento de terrenos baldios na cidade

Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano

22/04/2021 13h09 Atualizado há 3 anos atrás

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) está mapeando os terrenos baldios da cidade. O levantamento foi iniciado este mês pelos técnicos de fiscalização ambiental da Semaurb, e tem por objetivo identificar terrenos que estejam tomados por matos, entulhos, lixos ou quaisquer materiais que possam trazer riscos à segurança e à saúde humana.

A equipe de fiscalização ambiental utiliza um aplicativo que colhe imagens de satélite e as coordenadas geográficas dos terrenos. De posse dessas informações, os técnicos se dirigem aos locais indicados e fazem a vistoria. Confirmando que o terreno encontra-se sujo ou abandonado, o próximo passo é identificar e notificar o proprietário para que o mesmo tome as providências cabíveis.

“O objetivo desse trabalho não é de penalizar o cidadão, mas de conscientizá-lo e mobilizá-lo a colaborar com uma cidade melhor, mais segura e livre de riscos à saúde e ao bem-estar da população, afinal manter a cidade limpa é de responsabilidade de todos”, destacou Maria Izabel de Oliveira, fiscal de Saneamento e Melhoria do Meio Ambiente.

Limpeza de terrenos

Segundo a Lei Complementar 018/2016 – Código de Polícia Administrativa do Municipal – é proibido, dentro dos limites da cidade, vilas e povoados, manter terrenos abertos ou murados servindo de depósito de lixo, sendo concedido ao proprietário o prazo de 15 dias para que proceda a sua imediata limpeza. Expirado o prazo, o Município poderá executar os serviços de limpeza e remoção do lixo, exigindo do proprietário, além da multa, o pagamento das despesas efetuadas. A legislação municipal ainda estabelece que os proprietários são obrigados a murar ou cercar seus terrenos urbanos.

“As ações de Limpeza em áreas públicas e também em terrenos são algumas das ações realizadas diariamente pela Prefeitura, mas a colaboração da população é essencial para a manutenção de uma cidade limpa. Logo, solicitamos aos proprietários de terrenos que mantenham seus lotes limpos, murados ou cercados, e que cada morador da cidade faça a sua parte, não descartando nenhum tipo de material nesses lotes ou em qualquer área livre existente e ainda que não realize a prática de queimadas, pois ao fazer isso estará provocando a poluição do ar, doenças respiratórias e risco de incêndios, além de estar passivo de sofrer as penalidades previstas em lei”, explicou Maria Izabel de Oliveira.

Denúncias

A população pode denunciar a existência de terrenos baldios pelo telefone (74) 3612-3581 ou indo à Semaurb, localizada na Rua Oscar Ribeiro, S/N, Centro de Juazeiro, das 8h às 14h.

Texto: Edísia Santos – Ascom/Semaurb/PMJ