Juazeiro/BA, 26 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura de Juazeiro realiza campanha de Combate ao Trabalho Infantil

ASCOM em 08/jun/2018

Por Fabiana Diniz/SEDES

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) deu início esta semana a mais uma campanha de combate ao trabalho infantil. Este ano, a campanha traz o tema ‘Não proteger a criança é condenar o futuro’ e serão realizadas ao longo do mês ações que promovam a sensibilização das famílias e da sociedade em geral a respeito do trabalho infantil. Uma palestra na escola Maria de Lourdes Duarte nesta quinta-feira (7) e abordagens sociais noturnas deram início às atividades.

O objetivo da campanha nacional é informar, mobilizar e identificar possíveis formas de trabalho infantil nos diversos espaços da cidade.  Através das atividades realizadas as pessoas serão alertadas acerca da realidade do trabalho infantil, uma prática ainda comum em várias partes do mundo. Segundo os organizadores da campanha, o trabalho infantil se concentra em atividades de difícil fiscalização e apresenta-se principalmente em atividades informais, na agricultura familiar, no aliciamento pelo tráfico, em formas de exploração sexual, no trabalho doméstico e em atividades produtivas familiares.

Essas atividades muitas vezes sequer são percebidas como trabalho infantil pela família e sociedade. “Importante lembrar que essas atividades laborais provocam graves implicações para o desenvolvimento, a escolarização e a saúde de crianças e adolescentes com consequências que podem comprometer lhes o futuro”, destacou a coordenadora das Ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) em Juazeiro, Maria Aparecida Vieira.

De acordo com a Diretora de Proteção Especial, Fátima Macedo, todas as ações que serão desenvolvidas ao longo do mês visam tão somente, assegurar os direitos de crianças e adolescentes, conforme previsto no Estatuto da Criança e Adolescente. “Trabalhamos com foco na reeducação das piores formas do trabalho infantil e identificamos que ainda existe muita resistência por parte das famílias, principalmente, na área do campo e, por isso, temos feito trabalhos educativos. Estabelecemos parcerias com o Ministério do Trabalho, Vara da Infância e diversos parceiros, desenvolvendo estratégias que possam punir as famílias ou responsáveis, se for o caso. Importante citar que em Juazeiro o número de crianças em situação de trabalho infantil já foi bastante reduzido a partir dessas ações que vêm sendo realizadas de maneira constante”, afirmou.

Dentro da programação da campanha de combate ao trabalho infantil, estão sendo realizadas abordagens sociais diárias e noturnas em vários pontos da cidade. As crianças identificadas durante as abordagens são cadastradas e em seguida as residências são visitadas pelas equipes da SEDES. Confirmada a situação de vulnerabilidade as crianças são encaminhadas para os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos dos CRAS onde podem participar de atividades lúdicas, esportivas, educativas. Denúncias de trabalho infantil podem ser feitas através do número 0800-284-7033, de segunda a sexta ou do disque 100 em qualquer dia da semana.

Até o final do mês a equipe da SEDES continua com atividades educativas, panfletagem, abordagens sociais, busca ativa e palestras voltadas ao tema do combate ao trabalho infantil, tendo como Dia D 12 de junho, dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro