Juazeiro/BA, 01 de dezembro de 2020


Covid-19

Prefeitura de Juazeiro realiza a 3ª edição da Feira de Saúde da Mulher

ASCOM em 29/maio/2019

Por Fabiana Diniz/SEDES

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realizou nesta terça-feira (28), no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), a 3ª Feira de Saúde da Mulher. O evento foi realizado em alusão ao Dia Nacional de Combate a Redução da Mortalidade Materna e Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher.

Foram disponibilizados serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, coleta de citologia (preventivo), atendimento médico, distribuição de preservativos e orientações com assistentes sociais, psicólogas e advogadas, além de vacinação contra H1N1 com equipes do Núcleo Regional de Saúde Norte. A ação contou também com a parceria da Secretaria de Saúde e do grupo Anjos e Amigos.

A enfermeira do posto de saúde do bairro Novo Encontro, Cynthia Maiara falou sobre a importância desse atendimento especializado oferecido através do CIAM. “É essencial termos o contato com estas mulheres, que muitas vezes não chegam até as unidades de saúde, seja por vergonha ou por medo, mas que necessitam desses serviços. Aqui elas são bem acolhidas e têm um atendimento especializado. A parceria da saúde com o social tem proporcionando, inclusive, mais conforto para as mulheres assistidas aqui”, destacou.

A dona de casa Rosângela da Silva que já é atendida pelo CIAM há mais de um ano fez questão de participar da ação. “Acho muito bom ter esse acompanhamento do CIAM e é importante ações como esta feira onde temos vários atendimentos disponíveis”, afirmou. Já Josimeire Alencar aproveitou todos os serviços realizados na feira. “Consegui fazer o exame preventivo e todos os testes que foram oferecidos. Achei ótimo ter esses atendimentos que são essenciais para a saúde da mulher”, disse.

Para a diretora de Mulheres, Quitéria Lima, o objetivo mais uma vez foi alcançado. “Foi mais um ano de sucesso, conseguimos atingir um bom público, priorizando as assistidas pelo CIAM, prestando um serviço de qualidade às mulheres atendidas. Essa é uma preocupação para nós por termos um cuidado especial com a mulher, já que acreditamos que elas, estando bem, conseguem melhorar sua autoestima e, consequentemente, toda sua vida”, afirmou.

A Secretária Cida Gama também participou da ação que para ela vem para somar ao trabalho desenvolvido pelo CIAM ao longo do ano. “É mais uma oportunidade de mostrarmos o cuidado que a gestão tem tido com a mulher, que já vem sendo assistida durante todo o ano com uma equipe comprometida e que tem feito a diferença. A feira fortalece ainda mais esse trabalho e cumpre com o seu papel de alertar para os cuidados com a saúde da mulher”, ressaltou a secretária.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro