Juazeiro/BA, 22 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura de Juazeiro promove plantio de mudas nativas no Parque Fluvial

ASCOM em 19/nov/2019

 

Gardennia Garibaldi/Sedur

 

Em mais uma ação educativa da obra de construção do Parque Fluvial, a Prefeitura de Juazeiro realizou na manhã desta sexta-feira, 19, o plantio de mudas nativas na Orla 2 da cidade, área em que está localizada o parque. A ação que contou com a participação de alunos da rede municipal de ensino e comunidade, integra o cronograma de atividades da Meta 1 da obra, que tem como foco principal trabalhar a educação ambiental com toda a população juazeirense e prevê o plantio de cerca de 1.500 mudas da árvores nativas e plantas arbustivas.

O prefeito Paulo Bomfim, acompanhado do secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Hemerson Guimarães, e integrantes da sua equipe de governo, participou do evento e fez questão de plantar mudas de Ipê e palmeira.

“Um dia especial aqui no Parque Fluvial, uma importante obra da nossa gestão, que já recebeu a requalificação das quadras esportivas, a construção de uma pista de skate, pista de Cooper, Ciclovia, uma nova iluminação em LED, a substituição do guarda corpo por uma releitura da antiga e histórica balaustrada que foi destruída, e hoje estamos aqui colaborando nas ações de paisagismo”, explicou o Prefeito.

Com o plantio de mais de cerca de 1.500 mudas, 2.500 m² de grama, o objetivo da ação é cuidar e revitalizar a margem do Rio São Francisco. “Nosso maior patrimônio natural é o Velho Chico e por isso vamos tornar o parque mais agradável. O povo de Juazeiro pode continuar acreditando no nosso projeto de governo, que vamos continuar trabalhando para melhorar cada vez mais a vida do povo de Juazeiro”, destacou o prefeito.

 

A ação contou com a ajuda voluntária alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora das Grotas, e a professora da escola que acompanhou a turma, Alessandra Barros, ressaltou sobre a importância da participação dos alunos. “As crianças são o nosso futuro e conscientizar é o caminho que ensina os alunos a diminuir os impactos ambientais. Se ensinarmos as nossas crianças a preservar o meio ambiente, eles crescerão conservando a nossa flora e fauna. E hoje, com a iniciativa da Prefeitura de Juazeiro dentro do Parque Fluvial, estamos os orientando como uma oportunidade de transformar um dos mais belos cartões postais da nossa cidade em um espaço melhor e assim contribuindo com a preservação do meio ambiente”, declarou a professora.

Para o aluno Jonas Alexandre Vieira, 11 anos, que participou do plantio de mudas, o importante é ajudar a natureza. “É muito importante participar de uma ação como essa, pois as plantas que estamos plantando vão prevenir o assoreamento do rio alem de nos fornecer um ambiente menos poluído”, disse o estudante.

Já a aluna Maria Paula da Silva, 11 anos, do 5º ano, comenta que com o plantio o parque ficará com mais sombra “Achei legal porque estamos contribuindo para preservar o Rio São Francisco, deixar a cidade mais bonita e com mais sombra. Acho importante o plantio porque pode ter mais arborização e renovação do ar que respiramos”. Explicou Maria Paula.

Parque Fluvial – é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da SEDUR, fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, e tem como objetivo promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial, no trecho entre o muro da Marinha e o início do bairro Angari, uma extensão de aproximadamente 2 Km. Toda a extensão já recebeu academias da saúde, parques infantis, pista de skate, pista de Cooper, ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, implantação de novas escadarias de acesso e rampa de acessibilidade, nova iluminação em LED, e agora está recebendo os serviços de paisagismo e substituição do antigo guarda corpo por uma releitura da antiga Balaustrada. A obra ainda vai receber 3 intervenções: A construção dos quiosques padronizados, para substituir as barracas que ficavam próximas à Marinha, e já foram retiradas da margem do rio por questões ambientais e serão ordenadas e padronizadas na área da calçada que será ampliada, a construção do terminal hidroviário e de um atracadouro para ordenar a área dos caiaques, todas essas intervenções aguardam a liberação da SPU (Superintendência de Patrimônio da União) para serem iniciadas.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro