Juazeiro/BA, 18 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura de Juazeiro promove palestra sobre racismo para jovens atendidos pelo NUCA

ASCOM em 10/dez/2018

Por Fabiana Diniz/SEDES

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realizou na última sexta-feira (07), no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) uma palestra sobre racismo para adolescentes atendidos pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) em cumprimento de medidas socioeducativas.

A palestra promoveu resgate histórico do povo negro abordando o racismo e referenciando situações de constrangimento sofridos por pessoas negras. A professora Márcia Guena esclareceu durante a atividade que o racismo acontece quando alguém é impedido de fazer algo de que tenha direito em razão de sua raça. “O racismo é um problema de todo mundo, ele causa desigualdade e diferença entre as pessoas”, afirmou. Durante a atividade, os jovens participaram ainda de uma dinâmica de grupo onde puderam responder ao questionamento ‘Como você se vê racialmente?’

Ao longo da palestra foi divulgado o canal de denúncia existente no município, o SOS Racismo, que funciona através do 08002847033, e a Rede de Combate ao Racismo, ambos criados para proteger as pessoas. “É muito importante fazer essa troca com os adolescentes, ouvir o que significa racismo para eles e a interferência em suas vidas. Sem dúvida foi uma experiência ímpar. Precisamos de fato combater o racismo desde a infância”, pontuou a diretora de Diversidade Luana Rodrigues.

Para uma das adolescentes atendidas pelo NUCA, foi um momento de aprendizado. “Sou negra e amo ser como eu sou, amo minha cor. Gostei muito da palestra, pois mostrou que não devemos nos calar. Saímos daqui entendendo que racismo é crime e que temos meios para denunciá-lo”, disse.

A atividade no CREAS fez parte das ações do projeto ‘Infância sem Racismo’, do Unicef, que já passou pelo município através dos CRAS.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro