Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura de Juazeiro promove Feira Semanal de Produtos Orgânicos

ASCOM em 19/set/2017

Lene Radina/ ASCOM ADEAP

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), a Associação Rural da Horta Comunitária João Paulo II e a Associação de Produtores Orgânicos do Vale do São Francisco (APROVASF) promovem a partir do dia 28 de Setembro a Feira de Orgânicos do Vale, no município de Juazeiro. A abertura oficial acontece às 16h, na Praça Santiago Maior, em Juazeiro. Com apoio da Certificadora ABC Orgânicos, IRPAA, CAR, STRJ e UNINASSAU a feira terá periodicidade semanal – todas as quintas-feiras, da 16h às 20h.

“No município, já existem produtores certificados para agricultura orgânica, porém esses agricultores não possuem um local fixo para a comercialização do seu produto. Além disso, a população em geral desconhece a produção orgânica local e acaba comprando produtos mais caros vindos de outros Estados. Por esse motivo iremos possibilitar a concretização desse projeto”, explicou o superintendente de agricultura da ADEAP, Jefferson Gonçalves.

O espaço contará com barracas padronizadas, distribuídas regularmente. Cada barraca ocupará espaço físico de 3m² e estará de acordo com as normas de produção e comercialização de produtos orgânicos.  “Técnicos da ADEAP farão o papel de agentes multiplicadores do projeto, que tem como função implantar, coordenar, fiscalizar e assegurar o bom andamento da feira, conscientizando os produtores a recolher os resíduos gerados e aproveitá-los”, explicou Jefferson.

Para dona Jovita da Silva, presidente da Associação Rural da Horta Comunitária João Paulo II, a concretização da feira é um grande avanço para os produtores de orgânicos da região. “Todos os membros da nossa associação hoje possuem a certificação e a feira irá possibilitar a comercialização de forma organizada, legal e periódica dos nossos produtos, bem como oportunizar aos produtores não certificados, a certificação acessível, através da ABC Orgânicos. Essa é uma grande conquista para o nosso setor”, informou.

Além de agraciar os produtores de Juazeiro, a feira se estenderá aos produtores de Petrolina. “A ADEAP conheceu a nossa associação em Petrolina e nos convidou para integrar o projeto da feira, possibilitando maior visibilidade aos nossos produtos. Estamos gratos e felizes com essa iniciativa”, afirmou a presidente da Associação de Produtores Orgânicos do Vale do São Francisco (APROVASF), Maria Alzira Barros.

Vale salientar, que a feira de orgânicos é considerada uma feira limpa, tendo em vista que o espaço que é realizado a mesma, será sempre entregue limpo, nas mesmas condições que foi fornecido, sendo reutilizados os restos de frutas, verduras e legumes para o preparo de compostagem retornando na forma de adubo para as plantas.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, o projeto além de possibilitar que agricultores negociem seus produtos com consumidores, também permitirá à concretização de contatos vantajosos e duradouros. “Sendo assim, a feira de produtos orgânicos do Vale no município de Juazeiro, terá por finalidade comercializar, estabelecer e expandir oportunidades dentro do setor produtivo da agricultura orgânica que ainda está em ascensão na região”, informou.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro