Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura de Juazeiro presente no III Encontro dos Exportadores do Vale do São Francisco

ASCOM em 08/jun/2018

Lene Radina/ ASCOM ADEAP

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro Tiano Felix, acompanhado do superintendente da ADEAP Jefferson Gonçalves, estiveram na noite desta quinta-feira (07), no auditório do Haus Bier em Petrolina, participando do III Encontro dos Exportadores do Vale do São Francisco.

Durante o evento foram apresentados três painéis voltados ao tema: ‘Maior eficiência para alcançar o mercado europeu através do Porto de Antuérpia’, ‘O que muda com a Declaração Única de Exportação (Du-e) e um debate sobre abertura de novos mercados para as culturas do Vale do São Francisco.

“Hoje estamos apresentando as ações realizadas no Porto de Antuérpia, considerado a maior plataforma integrada marítima, industrial e logística da Europa, que tem volume anual de movimentação de cargas marítimas superior a 214 milhões de toneladas”, explicou Ricardo Sproesser, representante do Porto de Antuérpia. Já a representante da Tecon Salvador falou sobre o novo processo de exportação realizado por meio de Declaração Única de Exportação (Du-e),

“O Du-e busca adequar o controle aduaneiro e administrativo ao processo logístico das exportações, de maneira a realizá-los de forma eficaz e segura, porém sem causar atrasos desnecessários ao fluxo das exportações”, disse. Sobre a abertura de novos mercados para as culturas do Vale, empresários do ramo debateram com o público presente as melhores possibilidades.

“O Vale concentra um dos maiores produtores de frutas do Brasil e a nossa exportação concorre diretamente com países como Chile, Índia, África do Sul e Peru que também tem se destacado no mercado de exportação anual. Sabemos que o carro chefe é a maga e a uva, mas sempre existe espaço para novos cultivares”, observou o empresário Silvio Medeiros.

Para o secretário Tiano Felix esse encontro é muito importante para analisar o atual cenário da fruticultura no Vale do São Francisco. “A agropecuária é mola mestra da economia do Vale e acompanhar todas as etapas que vai desde a plantação a exportação é um papel importante para a nossa gestão administrativa. Estaremos sempre à disposição para discutir sobre assuntos pertinentes a agricultura e o desenvolvimento como um todo da nossa região”, destacou.

 

.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro