Juazeiro/BA, 26 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura de Juazeiro presente no I Fórum BNB G20+20 de Cidades Médias em Fortaleza

ASCOM em 24/nov/2017

Lene Radina/ASCOM PMJ

Representando o prefeito Paulo Bomfim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Tiano Felix, acompanhado do assessor de governo da prefeitura Carlos Neiva, participaram nestes dias 23 e 24, do I Fórum BNB G20+20 de Cidades Médias, realizado na cidade de Fortaleza – CE.

O objetivo do encontro foi criar uma plataforma de negócios e governança que estimule parcerias entre os 40 municípios indicados e a iniciativa privada, bancos de desenvolvimento, organismos financeiros internacionais, instituições de pesquisa e órgãos governamentais. Três foram os eixos de abordagem: troca de experiências e práticas bem-sucedidas, viabilização de capacitações técnicas, tecnológicas e gerenciais e criação de ambiente de estruturação de negócios, com ênfase em parcerias público-privadas voltadas, principalmente, para o setor de infraestrutura.

Os 40 municípios indicados possuam inicialmente uma população acima de 100 mil habitantes, considerados de médio porte e com maior capacidade de estender os efeitos de investimentos e demais ações desenvolvidas aos seus territórios vizinhos. “A iniciativa reflete o compromisso do Banco do Nordeste com a priorização de projetos com maior potencial de geração de externalidades positivas e de maior impacto no bem-estar das famílias, empresas e empreendedores da região”, pontuou o superintendente de Políticas de Desenvolvimento do BNB, Danilo Araújo.

Durante a manhã de hoje (24), Tiano Felix e Carlos Neiva participaram da “Feira de Negócios”. Na ocasião os representantes municipais entregaram portfólios de apresentação do município de Juazeiro com suas potencialidades ao embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley e demais autoridades presentes.

“Essa é uma grande oportunidade de expor o potencial de Juazeiro. Estamos hoje aqui apresentando os trabalhos desenvolvidos, principalmente com foco na caprinovinocultura, fruticultura e na tecnologia fotovoltaica (energia solar). Esse é um espaço propício ao compartilhamento de informações de boas práticas e de discussões positivas sobre o papel das cidades médias. É um momento que possibilita avaliarmos o nosso município e os demais no termo econômico no tocante do desenvolvimento”, declarou o secretário Tiano Felix.

Vale destacar que a partir do Fórum BNB G20+20, será esboçado o perfil socioeconômico de cada município, além de possibilitar a adesão a um programa de monitoramento de desenvolvimento, inovação e gestão do município através do BNB.

“Esse programa é para nortear as ações governamentais de investimento bem como as de financiamento para o município, além de possibilitar a participação no Programa de Certificação de Boa Gestão em 2018. Na realidade, aqui é um espaço de negociação, onde os municípios estão pautando suas demandas e o BNB juntamente com a iniciativa privada, apoia o desenvolvimento de projetos em busca de soluções”, observou o assessor de governo de Juazeiro, Carlos Neiva.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro