Juazeiro/BA, 26 de novembro de 2020


Covid-19

Prefeitura de Juazeiro presente na abertura do II Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento

ASCOM em 05/dez/2019

Lene Radina/Ascom ADEAP

Representando o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Elayne Borges, participou nesta quarta-feira (04), no auditório da Univasf, em Juazeiro, da cerimônia de abertura do II Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento (CIIERD) que trouxe como tema ‘Territorialidades, Mudanças Climáticas, Agroecossistemas e Premissas para o Desenvolvimento Sustentável’.

O congresso tem como objetivo proporcionar novas experiências e gerar propostas de soluções para os problemas relacionados com a extensão rural e o desenvolvimento. “O CIIERD se propõe a discutir temáticas pertinentes ao rural e ao desenvolvimento local com a participação dos diversos atores envolvidos com a área, reunindo nas discussões professores, pesquisadores, agricultores rurais e outros profissionais. Este ano, o evento é promovido pelo Mestrado em Extensão Rural e o Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial”, explicou a coordenadora geral do II CIIERD, Márcia Bento Moreira.

Na ocasião o secretário de Desenvolvimento Rural do estado da Bahia, Josias Gomes, falou sobre a importância do evento. “Não tenho dúvidas que esse debate será de extrema importância para a agricultura familiar, a Bahia investiu R$ 1,5 bi nesse setor, mas como temos dezesseis milhões de baianos ainda na conseguimos atingir a segurança alimentar. Um dos nossos focos é a assistência técnica e aqui no II CIIERD iremos debater muito esse assunto”, frisou.

A pró-reitora de extensão da Univasf, Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, deu as boas vindas aos presentes. “Espero que todos aproveitem ao máximo o evento e todas as informações valiosas que serão compartilhadas aqui. Iremos discutir, dentre outras coisas, o desenvolvimento e a ciência”, disse. Já o presidente do IRPAA, Haroldo Schistek falou da importância em aprender a conviver com o semiárido. “É preciso despertar em todos, a riqueza que o semiárido possui. Não podemos combater um fenômeno climático, temos que aprender a conviver com a seca. Buscar informações e conhecimentos é imprescindível para o desenvolvimento da região e o congresso pretende proporcionar isso”, destacou.

Este ano, o evento conta com 470 inscritos, além de 600 agricultores, que participarão de diversas atividades até sábado (7). A programação conta com a realização de 33 minicursos, 20 oficinas, 25 Grupos de Trabalho (GTs), mesas redondas, lançamento de livros e atividades culturais.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Elayne Borges, falou da felicidade em participar de um evento de tanta magnitude. “Estou emocionada em poder participar de uma experiência tão rica. O trabalho desenvolvido pelo prefeito Paulo Bomfim tem buscado fomentar e valorizar cada vez mais a agricultura familiar, através de ações e projetos. Gostaria de agradecer o convite e reafirmar o nosso compromisso com o homem do campo, bem como parabenizar a todos os envolvidos pela realização do II CIIERD”, disse.

Na cerimônia de abertura também estiveram presentes, representantes de instituições de ensino e governamentais, ONGs, estudantes, professores, pesquisadores, associações, cooperativas, sociedade civil e instituições internacionais a exemplo do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro