Juazeiro/BA, 21 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura de Juazeiro participa da campanha ‘Máscaras pela Vida’ em parceria com UNIVASF, NAEND’A, UNEB e SECTI/BA

ASCOM em 03/jun/2020

Iniciativa distribuirá protetores faciais para os profissionais que atuam no combate à COVID-19

Luiz Hélio/PMJ

Nesta quinta-feira (04), às 09h, será lançada no auditório do Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Campus Juazeiro, a campanha ‘Máscaras pela Vida’. Uma iniciativa da UNIVASF com o Núcleo de Arte Educação Nego D’água/NAEND’A que conta ainda com as parcerias da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação/SECTI-BA, da Universidade do Estado da Bahia/UNEB, da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria da Saúde e de diversas entidades não governamentais. O evento será realizado por reunião plenária virtual via as plataformas Zoom e Youtube.

A professora do Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da UNIVASF, Márcia Moreira, explica a ação humanitária e voluntária dessas instituições num momento tão crítico para a saúde da população, que tem como meta inicial produzir 200 máscaras para os profissionais de saúde e da rede comunitária de Juazeiro. “O objetivo dessa campanha de produção de protetores faciais em formatos de escudo, também chamados de Face Shields, é contribuir para a proteção do público da saúde que atua tanto nas unidades hospitalares lidando diretamente com pacientes infectados pelo coronavírus, como também daqueles que estão contribuindo no combate à pandemia em outras frentes”.

As máscaras são confeccionadas a base de filamentos de ‘pla’ e ‘abs’ – materiais usados na impressão 3D com o intuito de tornarem o modelo obtido adequado às necessidades e funcionalidades que foram estabelecidas. Cada protetor facial tem milimetragem de 1,75 mm, construído com folhas de acetato na espessura de 5 mm e elásticos ajustáveis de 20 mm com furos para botões. Além da fabricação, a campanha também consiste na arrecadação de doações de toda a sociedade para a compra dos insumos utilizados.

“Estamos numa luta diária para proteger a população, com o poder público municipal empreendendo diversas ações de prevenção e combate à COVID-19. Por isso, todas as iniciativas nesse sentido são bem vindas e contam com todo o apoio da Prefeitura. Esses protetores faciais da campanha Máscaras pela Vida, somados aos EPIs adquiridos pela Sesau, irão propiciar uma maior segurança para os profissionais que estão na linha de frente combatendo a pandemia. Em nome do prefeito Paulo Bomfim, agradeço a todas as instituições participantes por essa importante ação”, exaltou a secretária da Saúde de Juazeiro Fabíola Ribeiro.

O coordenador de Cultura da Seculte e articulador Institucional do NAEND’A, Márcio Ângelo, informa que a campanha foi viabilizada após a aquisição da impressora 3D doada pela SECTI/BA e articulação junto à UNIVASF para os trâmites burocráticos e desenvolvimento da tecnologia de fabricação das máscaras. “Toda a metodologia será explicada durante o lançamento e convidamos os docentes, técnicos e discentes da UNIVASF, bem como a população em geral, a integrar esse projeto que será de grande magnitude para as populações mais vulneráveis e que atuam na linha de frente na área de saúde”, destacou.

Quem quiser contribuir (pessoa física ou empresa), as adesões voluntárias podem ser feitas pelos e-mails ppgadt@univasf.edu.br e cpgexr@univasf.edu.br. As doações de materiais podem ser feitas diretamente no Campus da universidade. Em dinheiro, através de transferência bancária: Conta Corrente 82199-3, Agência 69-8, Banco do Brasil, em nome do Instituto de Arte Educação Nego D’Água. Mais informações pelos telefones 74 98809 9631 (Márcio Ângelo) ou 87 98812 9498 (Márcia Moreira).

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro