Juazeiro/BA, 29 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura de Juazeiro mantém agenda do ‘Março Mulheres’ e realiza palestras nas escolas do município

ASCOM em 18/mar/2019

Por Fabiana Diniz/SEDES

Dentro da programação do ‘Março Mulheres’ foi realizada nesta segunda-feira (18) no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco (CETEP), mais uma palestra abordando o tema da violência contra a mulher, especialmente, a violência no namoro. O evento é uma realização da Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES).

Muitos jovens lotaram o auditório do colégio e ouviram atentamente as palestras. Para a aluna S.H.S, que preferiu não se identificar, é importante que essas discussões estejam no ambiente escolar. “Eu achei bastante proveitosa a atividade, porque muitas vezes, nós mulheres estamos vivendo situações de relacionamento abusivo e não notamos. Eu mesma já passei por esse tipo de relacionamento e durante a palestra pude identificar isso. A partir de tudo que foi dito aqui, percebemos que temos direito de sermos livres sem sermos julgadas mesmo em meio a uma sociedade machista”, afirmou.

Durante a atividade, a professora Erika Jane, que pesquisa sobre a produção poética de mulheres do Vale do São Francisco, falou sobre o feminismo, da origem do patriarcado e da importância do enfrentamento da violência de forma organizada. “Participar de momentos de discussão em torno das violências contra a mulher, principalmente em escolas e com o envolvimento de jovens, é extremamente importante para que possamos provocar reflexões acerca das opressões e desigualdades provocadas pelo patriarcado. Foi extremamente enriquecedor, sobretudo pela possibilidade de interação direta e imediata com os jovens, confrontando velhas máximas excludentes e permitindo uma reflexão coletiva”, destacou a professora.

Para a diretora de Mulheres, Quitéria Lima, apesar de o assunto estar sendo discutido rotineiramente, é importante levar a discussão para as escolas. “Hoje foi um dia muito significativo pela grande participação e interação que tivemos. Discutir a violência contra a mulher nas escolas é fundamental para que o machismo seja desconstruído ainda na juventude, na fase de namoro, para que esses jovens cresçam conscientes de sua contribuição no combate à violência contra a mulher”, completou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro