Prefeitura de Juazeiro lança cartilha de incentivo à vacinação contra clostridiose, raiva e carbúnculo hemático

Medida preventiva contra doenças infecciosas em animais de reprodução, o uso de vacinas na medicina veterinária é cada vez mais rotineiro. Pensando nisso, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), elaborou uma cartilha de incentivo à vacinação contra clostridiose, raiva e carbúnculo hemático. Apesar de ser um ato simples, a imunização requer cuidados especiais, evitando prejuízo aos produtores e danos aos animais.

Por se tratar de uma doença de curso rápido, é necessária a correta aplicação. A cartilha tem o intuito de alertar os produtores sobre a importância da imunização nos rebanhos, seguindo corretamente o protocolo conforme as recomendações do fabricante.

Devido à pandemia, a presença dos técnicos nas comunidades está momentaneamente suspensa. Após o lançamento da cartilha, técnicos e o médico veterinário farão campanha nas mídias, intensificando o debate sobre a conscientização.

“A gente vem trabalhando muito nisso, para evitar grandes surtos no rebanho. Vamos começar a divulgação da cartilha, indo em casas veterinárias, conversando com fabricantes, e depois nas rádios, falar diretamente para o criador”, explica a equipe técnica da ADEAP.

Texto: Milena Pacheco – Ascom/ADEAP/PMJ

Share this post