Início Prefeitura de Juazeiro intensifica abordagem a pessoas em vulnerabilidade e detalha sobre acolhimento no Centro POP

24/03/2021 18h33 Atualizado há 3 anos atrás

A Prefeitura de Juazeiro, em ação conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou, nesta quarta-feira (24), mais uma abordagem social especializada, na Avenida Adolfo Viana. A ação faz parte da rotina da SEDES e visa identificar pessoas em situação de rua ou outras condições de vulnerabilidade social.

“Normalmente, nós ficamos atentos a qualquer circunstância de vulnerabilidade, mas na ação de hoje, o foco específico foi a abordagem de pessoas em situação de rua, aqui na Praça Dedé Caxias”, contou a coordenadora do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), Daniela Martins Gomes.

Durante a ação, as pessoas passam por uma escuta qualificada e são informadas sobre o serviço de acolhimento da prefeitura, o POP Isolamento. O local oferece atendimento médico, alimentação e atividades socioeducativas para os usuários, além de buscar contato com suas famílias. “Após a nossa abordagem, as pessoas que expressam consentimento são acolhidas no Centro POP, onde terão toda a atenção da nossa equipe multiprofissional, mas muitas delas não querem sair das ruas e a lei não nos permite agir de forma coercitiva”, explicou Daniela, que conseguiu encaminhar mais uma pessoa para o POP Isolamento nesta quarta-feira.

Colaboração da população

A superintendente de Gestão do Sistema Único de Assistência Social, Laíse Macêdo, ressaltou, ainda, que a população também pode colaborar com o município, acionando a polícia, em casos de atentado violento ao pudor, como o registrado na Praça Dedé Caxias. “Nós estamos trabalhando de forma intensa para atender as pessoas em situação de rua e encaminhá-las para os serviços adequados, mas quando elas cometem algum crime, é dever do cidadão relatar a denúncia aos órgãos de segurança”, finaliza.

Texto: Eneida Trindade – Ascom/SEDES/PMJ