Prefeitura de Juazeiro inicia Semana do Bebê com entrega simbólica da chave da cidade à criança que nasceu na Maternidade

A Prefeitura de Juazeiro deu início neste domingo (09) à programação da 11ª edição da “Semana do Bebê”, com a ação “Bebê Prefeito”. No Hospital Materno Infantil de Juazeiro, o Dia da Mães foi celebrado com a entrega da chave da cidade ao primeiro recém-nascido juazeirense, firmando o compromisso da gestão municipal com a garantia dos direitos das crianças do município.

O pequeno Antônio Marcos Nascimento da Silva nasceu pesando 3.050kg e recebeu o título de “Bebê Prefeito”, representando todas as crianças de Juazeiro. Ter nascido por meio de parto normal, realização de pré-natal adequado (a partir de seis consultas), a mãe estar amamentando, a família ser de Juazeiro e ser registrado na maternidade, foram os critérios adotados para a escolha de Antônio. O bebê também recebeu como presente um kit enxoval completo. “Eu estou muito feliz com esse presente e honrada por meu filho representar outras crianças”, destacou a mãe de Antônio, Joice Nascimento.

(Foto: Luan Medrado/PMJ)

A coordenadora de Benefícios Eventuais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), Marclene Ferreira, participou do evento representando a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, que cumpre outra agenda nesse domingo. “A prefeita Suzana Ramos tem uma grande preocupação com a família e, inclusive, com as crianças.  Hoje, por meio dessa ação simbólica, o município reforça mais uma vez o compromisso que já assumiu com os direitos desse grupo”, enfatizou Marclene.

Além da coordenadora, também estiveram presentes, a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, o secretário de Saúde, Fernando Costa, a coordenadora da campanha, Anne Azevedo, a diretora geral da maternidade, Graça Carvalho e representantes da instituição Rotary Club Juazeiro e do legislativo municipal.

Cuidados

A secretária de Educação, Normeide Almeida, ressaltou a importância de priorizar os cuidados durante a primeira infância. “O município tem desenvolvido ações importantes para apoiar a primeira infância. A realização da Semana do Bebê, com a participação de várias pastas, é mais uma ação que demonstra esse compromisso”, ressaltou.

Já o secretário de Saúde, Fernando Costa, destacou a importância do evento simbólico para fomentar a humanização e o acolhimento. “A entrega da chave ao Bebê Prefeito representa o interesse do município em tratar bem as nossas mamães e as nossas crianças. Este é também um momento de incentivar a humanização e o acolhimento desses bebês e suas mães”, destacou Fernando Costa.

Programação

A Semana do Bebê segue até o dia 16 de maio, com diversas ações, entre elas, uma programação remota com palestrantes das áreas de saúde e educação. Essa programação poderá ser acompanhada entre os dias 10 e 14 de maio, por meio do canal da Prefeitura de Juazeiro, no Youtube.

Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ

Compartilhe essa publicação