Juazeiro/BA, 29 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura de Juazeiro inicia programação alusiva ao Janeiro Branco

ASCOM em 18/jan/2018

Gardennia Garibalde/SESAU

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (SESAU) realizou na manhã dessa quinta-feira (18) o ‘Encontro de Promoção à Saúde Mental’, das 8h às 12h, no auditório da Secretaria de Educação (SEDUC). O evento organizado pela equipe da Superintendência de Gestão de Pessoas da SESAU abriu oficialmente a programação elaborada pela secretaria em alusão à Campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo a conscientização para a importância de todos os assuntos relacionados ao universo da saúde mental.

O encontro que promoveu além de um acolhimento diferenciado, várias dinâmicas voltadas para o cuidado, a atenção e o carinho, contou com a participação de profissionais e usuários dos 3 Centros de Atenção Psicossocial Caps i – Crianças e Adolescentes, II e AD – Álcool e Drogas, residentes em saúde mental da Universidade Federal do São Francisco (UNIVASF) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

“O encontro foi ótimo, só alimenta e constrói valores para nós que participamos e precisamos desse tratamento. Se houver condições da secretaria promover com mais freqüência tenho certeza que será não só uma alegria, mas também um auxílio para o acompanhamento que fazemos no centro”, enfatiza Sérgio da Paz, paciente do Caps AD.

De acordo com a superintendente de Gestão de Pessoas, Carla Lorena Pesqueira, esse é o primeiro momento de muitas outras ações permanentes para trabalhar com a saúde mental não apenas no Janeiro Branco. “Nossa proposta é promover a integração dos Caps em uma única ação, para que a rede municipal possa promover a atenção, o fortalecimento e o cuidado necessário. Nossa proposta é provar que somos todos iguais e precisamos cuidar da nossa saúde com dignidade, respeito e sem preconceito”, observa a superintendente.

A programação segue durante toda a semana com realização de oficinas nos Caps. No dia 30 de janeiro haverá a culminância da programação, no auditório da SEDUC com a presença de todos os Caps e também com os profissionais da atenção básica.

Para a psicóloga Roberta Maciel, que também participou do encontro, esse é um momento muito importante por dar visibilidade e permitir profissionais e usuários refletirem juntos sobre o tema. “Todos nós precisamos parar e refletir como estão os nossos sentimentos, emoções, pensamentos e se necessário buscar os serviços especializados, não ter preconceito, porque a saúde é um todo e a saúde mental não pode ser esquecida. Para que a gente possa estar bem, precisamos cuidar da nossa mente, dos nossos sentimentos, das nossas emoções”, destacou Roberta Maciel.

 

Programação de Oficinas

23/01 – Caps AD – 8h

24/01 – Caps I – 8h

31/01 – Caps II – 8h

30/01 – Culminância da Programação no auditório da Seduc – 8h

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro