Início Prefeitura de Juazeiro inicia entrega de carnês do IPTU 2021

15/06/2021 17h52 Atualizado há 3 anos atrás

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), já está realizando a distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021 nos bairros da cidade.

A entrega dos carnês segue um cronograma de acordo com a setorização por áreas da cidade. Os primeiros bairros a receberem os carnês foram Santo Antônio, Orla II, Country Club e Maringá. A distribuição está sendo feita por funcionários da prefeitura. Todos os colaboradores seguem as normas sanitárias, inclusive com o uso de álcool em gel.

A SEFAZ esclarece que o IPTU 2021 poderá ser pago através do carnê até dia 13 de julho de 2021 em cota única, com 30% (trinta por cento) para os contribuintes adimplentes em 31 de dezembro de 2020 e 10% (dez por cento) para os inadimplentes, ou parcelado em 6 (seis) vezes, para valores acima de R$ 69,50 (sessenta e nove reais e cinquenta centavos), sendo que o vencimento da primeira parcela também é dia 13/07/2021.

(Foto: Luan Medrado/PMJ)

IPTU pela internet

O contribuinte também pode baixar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pela internet e realizar o pagamento do IPTU. É só acessar o site da prefeitura www.juazeiro.ba.gov.br, clicar na aba “Serviços” e em seguida “IPTU 2021”. Depois é preciso digitar o número da inscrição do imóvel, clicar na lupa e escolher a opção de pagamento (à vista em cota única ou parcelado) e em seguida imprimir o documento para pagamento.

Outra opção é procurar presencialmente o Serviço de Atendimento Municipal (SAM), na SEFAZ, que fica no prédio da Prefeitura de Juazeiro, na Rua 15 de Julho, nº 32, Centro. Ou ainda ligar para o setor do Cadastro Imobiliário pelo telefone (74) 3612-3644 para tirar dúvidas.

Como o IPTU é usado?

De acordo com o Código Tributário Nacional, o que for arrecadado com o IPTU, no mínimo 15% do valor é destinado para a Saúde, 25% para a Educação, 1% é aplicado no PASEP e 59% restantes podem ser aplicados em diversas obras de melhorias para o município a critério da prefeitura.

Estimativa de arrecadação

Em 2020, a Prefeitura de Juazeiro arrecadou com o IPTU R$ 5.934.715,40, (cinco milhões, novecentos e trinta e quatro mil, setecentos e quinze reais e quarenta centavos). Para 2021, a expectativa da prefeitura é arrecadar o valor estimado de R$ 6.683.742,39 (seis milhões, seiscentos e oitenta e três mil, setecentos e quarenta e dois reais e trinta e nove centavos).

Texto: Edísia Santos – Ascom/SEFAZPMJ