Sem categoria

Prefeitura de Juazeiro inicia atendimento no Posto Fixo de Testagem da Covid-19

As comemorações do aniversário de Juazeiro já começaram nesta segunda-feira (12) com a inauguração do Posto Fixo de Testagem para a Covid-19, montado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau). A tenda está localizada na Praça da Catedral Nossa Senhora das Grotas, na região central da cidade. A prefeita Suzana Ramos e o secretário de Saúde, Fernando Costa estiveram no local conferindo de perto o funcionamento do serviço.

O Posto Fixo de Testagem não é demanda espontânea. A população que está com sintomas gripais pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, que fará o encaminhamento para o ponto fixo de testagem. Caso queira, também é possível entrar em contato com o Call Center, através do número (74) 99812-0493, para orientações e agendamento do teste.

O posto vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, por tempo indeterminado. Três técnicos de enfermagem e um enfermeiro vão fazer a testagem do público. A expectativa é que sejam realizados em torno de 40 testes por dia. Mesmo com o ponto fixo, as UBSs e o Lacen continuam realizando os testes para detecção da Covid-19.

A prefeita Suzana Ramos reforçou sobre a importância do teste, caso a pessoa esteja com sintomas. “Estamos reforçando a testagem para a detecção precoce da Covid-19. A testagem leva ao isolamento imediato e nos ajuda a controlar a propagação do vírus. Essa é mais uma alternativa que a prefeitura está oferecendo”, enfatizou a gestora.

(Foto: Pedro Angelo/PMJ)

Tempo de sintomas

No ponto fixo são realizados dois tipos de testes para a Covid-19, a depender da quantidade de dias que o paciente está com sintomas gripais. A partir do 10º dia do início dos sintomas é recomendado fazer um teste rápido (capilar). Entre o 3º e o 7º dia do início dos sintomas, o teste deverá ser Swab RT-PCR.

“Se o teste for feito fora do tempo indicado, pode dar um resultado falso-negativo. É preciso respeitar a temporização dessa testagem para não se enganar, nem desperdiçar o teste. Precisamos ter esse controle para saber a situação da nossa cidade, já que isso interfere, diretamente, nas medidas que vamos tomar a médio e a longo prazo”, explicou o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

(Foto: Pedro Angelo/PMJ)

Manter os cuidados

Mesmo com a testagem e os indicadores positivos da pandemia no município, o secretário de Saúde ressalta que é preciso manter todos os cuidados para evitar a disseminação da doença. “Não podemos baixar a guarda, pois essa doença não é confiável. Vamos manter a guarda alta, manter a testagem para fazermos um perfil epidemiológico mais fidedigno possível do município”, disse Fernando Costa.

Texto: Amanda Franco – Ascom/Sesau/PMJ

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Favor desabilitar para acessar a publicidade institucional do site.