Juazeiro/BA, 18 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura de Juazeiro forma mais uma turma de qualificação profissional voltada para moradores da Poligonal Urbana

ASCOM em 27/nov/2018

Gardennia Garibaldi/Sedur

Durante evento realizado nesta terça-feira (27), moradores de bairros localizados na área da Poligonal Urbana de Juazeiro participaram da conclusão do curso
de design de sobrancelha, desenvolvido através das ações  de mobilização do Projeto Técnico Socioambiental das obras de Intervenção da Poligonal Urbana, idealizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR).

A aula final contou com a presença da instrutora da turma, alunos que passaram pela capacitação e equipe técnica social da SEDUR. Reunidos na sede da Associação de Moradores do bairro Vila Tiradentes, os participantes participaram de uma confraternização para comemorar a conclusão do curso.

A diretora social da SEDUR, Graciele Gomes, reforça o interesse da prefeitura em estimular o desenvolvimento profissional da população que reside na área da Poligonal Urbana. “A qualificação profissional tem sido uma prioridade dentro das ações desenvolvidas através do Projeto Técnico Socioambiental das obras de Intervenção da Poligonal Urbana, onde já ofertamos cursos para mais de 300 pessoas num espaço de 60 dias, em nossa cidade. Através de ações como essas, podemos contribuir para que o mercado de trabalho tenha cada vez mais pessoas capacitadas, seja para assumir uma vaga de emprego ou até mesmo para abrir o próprio negócio” afirma.

A instrutora do curso Carla Soares, falou sobre os conteúdos abordados durante as aulas. ”Nossa intenção foi passar para a turma os conhecimentos básicos e fundamentais na área de design de sobrancelha. Levar um pouco do que aprendemos, mas acabei sendo surpreendida com tudo que a turma tinha para me ensinar”, pontua.

Meireane Lopes trabalha como vendedora autônoma e mora no bairro Alto da Aliança há 2 anos e viu no curso a oportunidade de uma renda extra nesse final de ano. “Adorei o curso, aprendi muito. Agora é praticar para entrar no mercado de trabalho e garantir mais uma renda para esse final de ano” declara. Para Rosana Costa que sempre trabalhou em salão de beleza a capacitação foi uma oportunidade de atualização. “Nessa área de estética temos que sempre atualizar os conhecimentos, as tendências para podermos fazer um bom trabalho. Saio do curso com o meu conhecimento reciclado e esperançosa em conseguir uma nova oportunidade de trabalho, uma vez que estou desempregada” disse a concluinte.

Os cursos desenvolvidos pela Prefeitura de Juazeiro através da SEDUR, foram iniciados em setembro e de lá para cá mais de 300 vagas foram ofertadas, distribuídas em 6 cursos: design de sobrancelha, manicure e pedicure, cabeleireiro, produção de doces e salgados, confeitaria e Informática Básica para Melhor Idade.

De acordo com o titular da SEDUR Hemerson Guimarães, até julho de 2019 cerca de 700 pessoas devem ser capacitadas pelos cursos profissionalizantes na área da Poligonal Urbana. “Há poucos dias certificamos cerca de 200 concluintes nos cursos oferecidos, todos receberam kits para início de atividade na capacitação escolhida. A meta é a conclusão de 5 turmas para cada curso e também ampliar a oferta de cursos. As obras que vêm promovendo grandes transformações nos bairros trarão qualidade de vida à essa população, ao promovermos a capacitação dessa população e consequentemente a inserção no mercado de trabalho ampliamos sua qualidade de vida”, destaca o secretário.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro