Início Prefeitura de Juazeiro firma parceria com faculdade para reforçar atendimento aos pacientes em reabilitação no município

29/03/2021 8h31 Atualizado há 3 anos atrás

A prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, e o secretário de Saúde, Fernando Costa, se reuniram com o diretor da UniBRAS (antiga Fasj – Faculdade São Francisco de Juazeiro) para firmar uma parceria com a instituição de ensino. A proposta é abrir espaço no Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS) para que estudantes dos cursos de fisioterapia e enfermagem da faculdade tenham espaço de estágio.

“Essa é uma importante parceria que beneficia ambas as partes. Nós auxiliamos na formação prática dos acadêmicos dos cursos de saúde e somos beneficiados com a ajuda deles na realização dos atendimentos aos nossos pacientes”, avaliou a prefeita Suzana.

Suzana reunida com equipe da UniBRAS. (Foto: Ascom/PMJ)

O CERPRIS oferece serviços de reabilitação motora e intelectual, atendendo pacientes neurológicos, crianças com paralisia cerebral, adultos com traumatismo craniano, AVC, síndromes e atrasos no desenvolvimento global. O serviço é regional e além da população de Juazeiro, é referência no atendimento de pacientes de 28 municípios.

“Vai ser de extrema valia para a formação dos alunos, visto que a área de maior demanda do CERPRIS é o atendimento da fisioterapia neurofuncional tanto adulta quanto pediátrica, então é uma área importante dentro da fisioterapia. Isso vai ajudar nossos alunos e fornecer atendimento de qualidade, então os pacientes serão beneficiados fortemente com essa parceria”, ressaltou a coordenadora do colegiado de Fisioterapia da UniBRAS, Audrin Said.

A coordenadora do colegiado de Enfermagem da instituição de ensino superior, Ana Caroline Penaforte reforçou os benefícios da parceria. “O retorno social da faculdade é uma premissa que nós temos. Porque a comunidade vai ser muito beneficiada a partir do momento que os estudantes vão ter treinamento com profissionais capacitados. Eles aprendem a prática e a gente amplia o cuidado, mais direcionado ao paciente”, explicou.

Próximo passo

O próximo passo é a avaliação da UniBRAS no espaço CERPRIS para o estágio dos estudantes e a  faculdade que tem 18 cursos, pretende ampliar para novas parcerias. “A comunidade necessita e faz movimentar os nossos colegiados em prol da população. É o nosso trabalho social enquanto instituição de ensino de Juazeiro”, finalizou o diretor da UniBRAS, Jair Miranda.

Texto: Maria Lima – Ascom/Sesau/PMJ