Início Prefeitura de Juazeiro executa PAA e repassa alimentos para quase 600 famílias em situação de vulnerabilidade

Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária - ADEAP

03/04/2021 11h57 Atualizado há 3 anos atrás

A prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), realizou a primeira assinatura da entrega do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O PAA está ligado ao Ministério da Cidadania (MC), do governo Federal, e tem como objetivo principal promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

O Programa permite a compra da pequena produção, ou seja, adquire de quem precisa vender, e repassa para famílias em vulnerabilidade social. Em Juazeiro, aproximadamente 600 famílias serão beneficiadas.

Para Carlos Neiva, titular da ADEAP, o PAA tem uma função importante no desenvolvimento da agricultura familiar e merece estrutura adequada para que funcione de maneira positiva. O PAA tem uma função importantíssima, que é identificar fornecedores aptos e viabilizar que esses alimentos possam ser adquiridos por eles. Encontramos um PAA bastante desestruturado, mas conseguimos fazer uma quantidade superior ao que já existia no passado. Nossa meta é incluir cada vez mais pessoas como fornecedores legais no Programa de Aquisição de Alimentos, e como causa e consequência, ter mais famílias beneficiadas com esse importante programa”, finaliza Neiva.

Como funciona

O governo do estado paga o produtor, que repassa os alimentos à ADEAP – responsável por realizar a distribuição para os CRAS do município, para que sejam feitas doações às famílias.

No ato da assinatura de entrega, estavam presentes os produtores, membros dos CRAS Malhada da Areia e Quidé, CESAF e ADEAP.

Texto: Milena Pacheco – Ascom/ADEAP/PMJ