Juazeiro/BA, 01 de outubro de 2020


Covid-19

Prefeitura de Juazeiro entregou somente em fevereiro mais de 1 milhão de medicamentos a 25 mil usuários das Farmácias da Família

ASCOM em 10/mar/2020

Luiz Hélio/Sesau

O Serviço de Assistência Farmacêutica de Juazeiro – realizado pela Prefeitura mediante ação da Secretaria da Saúde/Sesau –, somente no último mês de fevereiro entregou 1.255.583 medicamentos a 25 mil usuários do SUS provenientes dos postos de saúde que são encaminhados com receituários para as quatro unidades da Farmácia da Família do município. Além de receber a medicação, o paciente ainda conta com aferição de pressão arterial, de glicemia capilar, conciliação medicamentosa, análise de interação de medicamentos e acompanhamento farmacoterapêutico.

Juazeiro dispõe para a população quatro unidades da Farmácia da Família, sendo uma na Rodovia Lomanto Júnior, próxima à UPA; duas nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros João Paulo II e Argemiro, e a Farmácia Central ao lado do Camelódromo, que conta com Centro de Cuidados Farmacêuticos consultório farmacológico, salas de vacina, procedimentos e educação em saúde.

Ana Lúcia Alves, superintendente de Ações e Insumos da Sesau, reforça que todas as farmácias da rede municipal estão com abastecimento regular. “O paciente que chega numa Farmácia da Família de Juazeiro com o receituário prescrito pelo médico do posto do seu bairro sai da unidade com os medicamentos em mãos, desde que os mesmos façam parte da lista definida pelo SUS”.

A diretora de Assistência Farmacêutica da Sesau, Sarah Raquel, explica que cada município tem a sua própria lista de medicamentos determinada pela Comissão de Farmácia e Terapêutica, formada por médicos, farmacêuticos, enfermeiros e demais profissionais de saúde. “É a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais/Remume e serve como base para orientar a aquisição de produtos eficazes e seguros, a prescrição e a dispensação, constituindo a melhor gerência na aplicação dos recursos públicos. Estamos com um trabalho de conscientização para que os médicos não prescrevam medicação fora desse elenco do SUS e assim podermos continuar prestando um atendimento com a qualidade que a população anseia e merece”, ressaltou a farmacêutica da Sesau.

A responsável pelo abastecimento das farmácias, Ana Lúcia Alves, informa ainda que para receber os medicamentos o usuário precisa apresentar o cartão SUS cadastrado no município. “Para possibilitar o controle e distribuição dos medicamentos disponíveis no SUS existe o Hórus – que é um sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica de acesso online implementado pelo Ministério da Saúde. Cada município é responsável pela gestão desse sistema e Juazeiro faz todo um investimento para garantir que a sua população seja bem assistida com medicação em dia. Por isso, é de suma importância esse controle para benefício dos pacientes locais, até porque os demais municípios também recebem recursos para esse fim”, concluiu.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro