Juazeiro/BA, 30 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura de Juazeiro e UAVS promovem I Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre

ASCOM em 28/ago/2017

Lene Radina/ASCOM ADEAP

Com o objetivo de promover o desenvolvimento das cadeias produtivas da agricultura irrigada e da caprinovinocultura da região do Salitre, a Prefeitura de Juazeiro através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) em parceria com a União das Associações da Vale Salitre (UAVS), realiza de 01 a 03 de setembro, a I Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre. O evento acontecerá às margens do Rio Salitre, na sede do distrito do Junco, distante 30 km da sede.

Palestras, exposições, oficinas tecnológicas, cursos, vídeos educativos, apresentações culturais e informações técnicas, integraram a programação do evento. “O nosso objetivo é transformar o distrito do Junco em um centro de referência de produção e comercialização de produtos oriundos das cadeias produtivas da caprinocultura, ovinocultura e da agricultura familiar, agregando valor aos produtos”, explicou o organizador da feira e diretor de pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco).

A agricultura irrigada é o carro chefe da economia local, com predominância na agricultura familiar, nas pequenas propriedades localizadas às margens do Rio Salitre, responsáveis pela produção de hortifrutigranjeiros que atende parte da demanda do município de Juazeiro e de outras regiões. O distrito também é detentor de grandes rebanhos na área de sequeiro, tanto de caprinos como de ovinos.

A região do Salitre tem sua economia voltada para agricultura irrigada (composta por produtores da agricultura familiar), para criação de animais, artesanato e turismo. “A agricultura irrigada e a caprinovinocultura são atividades que contribuem com a economia da região, cujos produtos das cadeias possuem grandes demandas”, observou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Félix.

O evento também conta com a parceria da ADAB, SEBRAE, CODEVASF, UNEB, UNIVASF, IRPAA, STRJ, Embrapa, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Governo Federal, CESOL, Policia Militar, e comercio local.

Programação

Sexta-Feira – 01/09/201

16h – Abertura do Parque para a chegada dos animais;

18h 30 – Apresentação cultural –   Roda de Braço;

19h – Abertura do evento;

20h –Coquetel

20h – Lançamento do Clip P1 Rappers

23h – Encerramento.

 

Sábado – 02/09/2017

08h – Abertura do Parque para a chegada dos animais;

08h às 22h-Exposição de animais e de trabalhos tecnológicos. Comercialização de artesanatos, de produtos da culinária local e de outros produtos afins;

09h às 17h – Cadastro Ambiental Rural – CEFIR – STRJ;

10h – Palestra sobre integração da caprinovinocultura com a agricultura irrigada, LIBVASF – UNIVASF;

13h – Palestra sobre Agroecologia – UNIVASF

15h 30 – Samba de Veio;

17h 30 – Cântico do hino do Salitre- Ilca Ribeiro e Ato Solene;

18h às 00h– Show Musical – Edinho e Banda;

20h –  Inscrição das cabras e esvaziamento dos úberes dos animais que irão participar do torneio leiteiro;

00h – Encerramento.

 

Domingo – 03/09/2017

08h – Abertura do Parque para visitação;

08h 30 – Torneio Leiteiro;

10h – Palestra sobre Sistema de Produção de Caprinos e Ovinos – SEBRAE;

11h – Premiação das categorias vencedoras e distribuição de brindes para os expositores;

12h – Roda de São Gonçalo;

12h às 18h – Show Musical;

18h – Encerramento.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro