Início Prefeitura de Juazeiro e pacientes debatem melhorias para o Tratamento Fora do Domicílio (TFD)

25/05/2021 8h41 Atualizado há 3 anos atrás

A prefeita Suzana Ramos recebeu nesta segunda-feira (24), acompanhantes e pacientes que fazem tratamento fora do domicílio (TFD). O motivo do encontro foi uma pauta de reivindicações para a casa de apoio que funciona em Salvador. O secretário de Saúde, Fernando Costa, também participou do encontro.

O grupo pediu ao governo municipal melhorias para o imóvel, entre elas reforma na estrutura, novos móveis e alimentação adequada para os pacientes. Segundo o titular da secretaria de Saúde, uma nutricionista já foi designada para reformular o cardápio dos pacientes atendidos pelo TFD em Salvador. E outras mudanças estruturais já estão sendo providenciadas.

“Nós estamos reformulando tudo, reestruturando, levamos uma equipe de arquitetos para ver as transformações que vamos precisar fazer na casa de apoio.  Ao mesmo tempo estamos procurando outra casa melhor para efetivar um novo contrato de aluguel, já com essas adequações estruturais. Além disso, estamos tentando levar uma melhor qualidade na alimentação, reformulando o cardápio, com avaliação nutricional adequada”, explicou o secretário Fernando Costa.

Outra solicitação discutida durante a reunião foi a aquisição de mais veículos para o transporte dos pacientes em tratamento fora do domicílio. A prefeita Suzana explicou que o município já está providenciando a licitação de outra empresa para a prestação do serviço. O que deixou Mara Cristina Ramos mais aliviada. Ela que é acompanhante da mãe que faz tratamento oncológico na capital do Estado.

“A prefeita foi muito atenciosa, junto com o secretário e a equipe da Secretaria de Saúde para nos ouvir, o que nós queremos realmente é ser atendidos e nós sabemos que vamos buscar esse objetivo. A prefeita acolheu e anotou tudo e devagarinho nós vamos conseguir tudo o que a gente vem buscando para o TFD”, comemorou Mara Cristina.

Diálogo positivo

Paciente do TFD que faz tratamento oncológico há cinco anos em Salvador, Katussia Almeida, avaliou o resultado da reunião positivo.

“Enquanto usuária do SUS e paciente oncológica, nós entendemos que está tendo uma sensibilidade da gestão pelo menos em ouvir e sinalizar essas pautas junto com a gente. A prefeita sinaliza esperança para a gente e demonstra que vai compreender os nossos pedidos. Sabemos que pela situação do momento é um pouco, mas a prefeita está tentando dar prioridade ao que nós solicitamos”, destacou Katussia Almeida.

Prioridade

Apesar das dificuldades econômicas, Suzana Ramos garantiu que é prioridade do governo oferecer um atendimento mais humanizado aos pacientes.

“Nós sabemos que não é fácil para uma pessoa sair do seu domicílio para se tratar em outra cidade. Por isso, a nossa gestão quer dar dignidade a esses pacientes, melhorando a casa de apoio e dando o conforto possível. A gente sabe que por questões burocráticas, às vezes não conseguimos realizar tudo de imediato, mas nós estamos sensibilizados e com o olhar diferenciado para atender as o mais breve possível as solicitações dos pacientes do TFD”, afirmou Suzana Ramos.

Texto: Edísia Santos – Ascom/PMJ