SEMAURB

Prefeitura de Juazeiro e Marinha buscam integrar ações para ordenar o uso das margens do Rio São Francisco

Nesta quarta-feira (3), o Secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro, Rubens Torres, recebeu o comandante da Capitania Fluvial do São Francisco, capitão Luis Felipe Melo da Mata, para uma reunião na sede da SEMAURB. O encontro contou com a participação de técnicos de fiscalização ambiental, ordenamento e outorga do governo municipal.

Na pauta, foram discutidos o ordenamento em toda a extensão das margens do Rio São Francisco, incluindo a orla fluvial, a regulamentação da prática de esportes náuticos e radicais, a ocupação desordenada de áreas ribeirinhas, a degradação ambiental e a revitalização de pontos turísticos e de lazer às margens do Velho Chico. Para o comandante da Capitania Fluvial de Juazeiro, a oportunidade serviu para estreitar laços com a nova gestão municipal e oferecer os conhecimentos da Marinha em ações para melhorias na cidade.

“Essa boa relação com certeza vai garantir o melhor desempenho tanto da Marinha quanto da Prefeitura em busca de soluções que são necessárias, principalmente para podermos realizar o ordenamento costeiro do Rio São Francisco, que é utilizado tanto pelos navegantes e banhistas, quanto pelos praticantes de esportes radicais e também dos caiaques. Queremos integrar todo esse pessoal de forma que eles possam usar o rio de forma segura sem causar risco a vida de ninguém. Nós temos planos que podem ser executados, bons exemplos em outras cidades do país e do mundo, que podem ser aplicados de acordo com as normas da autoridade marítima e da própria lei nacional de gerenciamento costeiro”, explicou o capitão Luis Felipe Melo.

Segundo o secretário Rubens Torres, a partir dessa reunião, a prefeitura deverá traçar um planejamento estratégico em conjunto com a Marinha, para requalificar a utilização de espaços públicos às margens do Rio São Francisco. “Hoje a SEMAURB abriu uma parceria muito importante com a Marinha, já que temos várias atividades em comum ao longo do rio e, com intensidade maior na orla de Juazeiro, onde vários equipamentos precisam ser melhor ordenados. Nossa orla fluvial é belíssima, é um ponto turístico sem dúvida da mais alta importância para o desenvolvimento do turismo e para o lazer de Juazeiro e região. Então, a Marinha está disponível para colaborar conosco, trazendo várias informações que nós precisávamos sedimentar e a partir de agora poderemos começar a desenvolver um trabalho conjunto em benefício do município de Juazeiro”, destacou o gestor da SEMAURB.

Texto: Edísia Santos – Ascom/SEMAURB/PMJ

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Favor desabilitar para acessar a publicidade institucional do site.