Início Prefeitura de Juazeiro e governo estadual dialogam com municípios do Território do São Francisco para fortalecer ações estratégicas do setor produtivo na região

Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária - ADEAP

05/08/2021 15h32 Atualizado há 3 anos atrás

Dando continuidade à visita do secretário de Agricultura da Bahia, João Carlos Oliveira da Silva à região do Vale do São Francisco, a Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), participou nesta quarta-feira (04) de uma reunião com a equipe da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), secretários de Agricultura dos 10 municípios que fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento sustentável do Território do São Francisco (CONSTESF). Na pauta, dialogar com os municípios e fortalecer a parceria entre Estado e secretarias.

“Fico muito feliz da gente estreitar esse diálogo e quero dizer a vocês da importância do trabalho de cada um. O Estado, sozinho, não vai conseguir chegar aos 417 municípios, então é extremamente importante para nós, estreitarmos a parceria com os municípios, que é onde tudo acontece. É fundamental a construção dessa causa positiva, mas de maneira coletiva. Nosso foco é ouvir vocês e estruturar um planejamento”, destaca João Carlos.

Na ocasião, o secretário também propôs a implantação de uma assistência técnica híbrida, com o intuito de dar suporte a esses municípios, e aumentar a proatividade em busca do desenvolvimento local.

Durante a explanação, o titular da ADEAP, Carlos Neiva, em nome da prefeita Suzana Ramos, entregou ao secretário João Carlos da Silva uma pauta de reivindicações do setor produtivo da agricultura do município de Juazeiro. De acordo com Neiva, com a devida atenção da SEAGRI, a esperança de um trabalho mais estruturado se renova.

“A vinda do secretário tem uma simbologia muito grande, em função da magnitude que nós sabemos que é a agricultura e pecuária para Juazeiro e todo o Vale. Trouxemos uma pauta, onde estamos apontando para algumas questões cruciais que temos aqui. Estamos convictos que com esse suporte, vamos poder realizar um trabalho estruturado e o Vale vai ter a atenção devida”, pontua.

Presente na reunião, o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Oziel Oliveira, falou da importância da estruturação de cada município, para o bom funcionamento da cadeia.

“É importante que cada município avance, montando o seu próprio sistema – a começar pelo Selo de Inspeção Municipal (SIM). Conversei longamente com o governador, e uma das nossas funções é poder ajudar a organizar essa cadeia; mas cada município precisa dar um passo e fazer o dever de casa. A ADAB está pra isso, ela não é só punitiva. A punição vem em última instância, estamos aqui para ajudar a estruturar”, reforça.

Texto: Milena Pacheco – Ascom/ADEAP/PMJ