Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura de Juazeiro e Governo da Bahia ofertam cerca de 5 mil atendimentos no primeiro dia da Feira Cidadã

ASCOM em 31/out/2019

Priscila Guedes/SESAU

A parceria entre a Prefeitura de Juazeiro e o Governo do Estado reuniu hoje cedo, na Orla 2 da cidade, milhares de pessoas para a Feira Cidadã. A ação foi feita em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), e nesta edição, já é considerada a maior com número de atendimentos de saúde, só no primeiro dia. Juazeiro é a 30º cidade no estado a receber o evento e teve cerca de 5 mil atendimentos nas diversas especialidades.

O prefeito Paulo Bomfim ressaltou que a feira fortalece a parceria firmada com o Governo Estadual. “Agradecemos a parceria entre os governos municipal e estadual. A feira reúne diversas equipes de saúde com demandas muitas vezes reprimidas em nossas unidades. Ficamos com o sentimento de dever cumprido”, destacou.

De acordo com a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, a ação amplia a oferta dos serviços prestados na rede municipal de Saúde. “Uma multidão está sendo atendida aqui hoje, no primeiro dia de feira. A expectativa é que todo esse fluxo seja atendido da melhor maneira possível e que prestemos um bom atendimento. Estamos com uma equipe afiada e pronta para servir com qualidade, durante todos esses dias.”, disse.

“Achei uma ótima ideia, porque não é todo mundo que tem condições de pagar para fazer esses exames. Fiz exame de vista e tirei a segunda via da identidade.”, comentou o autônomo Manoel de Souza. José Macêna Sobrinho resumiu. “Se tivesse essa feira todo mês, eu não iria faltar de jeito nenhum. Porque cuidar da saúde é importante e de graça, melhor ainda”.

Josana Ferreira, moradora do Dom José Rodrigues, realizou exame preventivo e de ultrassonografia. “O atendimento foi rápido, inclusive fui atendida menos de uma hora desde que cheguei. Amanhã vou voltar para passar pela consulta com um oftalmologista e estou muito confiante”, comentou.

Os portões foram abertos às 7h e, mesmo com a grande fila que se formou na entrada do evento, todos passaram pela triagem e a fila já tinha acabado antes do meio dia. Quem não conseguiu senha para o mesmo dia, foi remanejado para os dias seguintes.

 

Serviços

Foram ofertados no primeiro dia de ação consultas com clínico geral, odontologista, oftalmologista, exame preventivo, exames de imagem (eletrocardiograma, ultrassonografia da mama, partes moles, vias urinárias, abdômen total e transvaginal, raio-x do tórax; exame de mamografia). Também foi feita a triagem para cirurgias eletivas, rastreio para cirurgia de catarata, serviços de odontologia com colocação de prótese dentária e realização de canal, imunização vacinal, testes rápidos, aferição de pressão arterial e teste de glicemia, além de castração de cães e gatos e emissão de 1ª e 2ª da carteira de identidade.

Em parceria com a Secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade/SEDES, no local foi disponibilizado ainda um espaço de brinquedoteca para as crianças e de beleza, com cortes de cabelo e maquiagem.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro