Juazeiro/BA, 25 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura de Juazeiro e CAR apresentam Plano de Desenvolvimento Territorial Rural às comunidades do distrito de Itamotinga

ASCOM em 25/abr/2018

Lene Radina/ ASCOM ADEAP

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro Tiano Felix e técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR estiveram reunidos nesta terça-feira (24) no distrito de Itamotinga, com representantes de associações das comunidades locais. O encontro teve como objetivo discutir a implantação do Plano de Desenvolvimento Territorial Rural no distrito de Itamotinga, que consiste em fortalecer as potencialidades e investir no desenvolvimento daquela localidade.

“A ideia é que tenhamos um aglomerado de cinco comunidades que formarão o território rural composto de 150 famílias, sendo 30 de cada associação. Nós iremos oferecer assistência técnica e faremos investimentos dessa lógica de convivência com o semiárido para estruturar essas comunidades com implementos, capacitações, plano de desenvolvimento e plano de investimento”, explicou Eguinaldo Gomes Xavier, técnico em desenvolvimento agroindustrial do programa Pró-Semiárido/CAR.

O projeto é uma realização da CAR através do projeto Pró-Semiárido e da Prefeitura Juazeiro, no qual o município fica responsável pela assistência técnica e a CAR pelos investimentos. “A nossa intenção é articular esse aglomerado de cinco comunidades, que são denominadas ‘território rural’, através de ações coletivas e individuais. Iremos trabalhar com as demandas e necessidades de cada localidade, que ficará responsável por identificar as potencialidades locais, gerir o orçamento destinado pelo programa, prestar contas de todos os gastos, dentre outras funções”, explicou Sérgio Luís Amim, chefe de escritório do programa Pró- Semiárido/ CAR.

De acordo com o secretário Tiano Felix, os governos estadual e municipal têm dado uma atenção muito forte a agricultura familiar, através de projetos que buscam o fortalecimento do setor. “Nós da ADEAP sabemos o quanto avançamos no desenvolvimento econômico do município com a chegada de grandes empresas e indústrias, mas o nosso objetivo agora é que tudo isso também chegue à zona rural. A agropecuária é responsável por 31% da riqueza de Juazeiro, queremos potencializar cada vez mais esse setor”, afirmou.

Para o agricultor familiar de Cacimba do Silva Orlando Santos da Silva, essa é uma grande oportunidade para o crescimento e desenvolvimento da região. “Todos nós precisamos estar envolvidos, o sucesso do plano depende da dedicação de cada um de nós. Fico feliz e grato com essa nova possibilidade”. Já a produtora Cleide Ana Vieira dos Santos da comunidade de Caldeirão da Canoa acredita no sucesso do projeto. “Se nós, das comunidades contempladas ficarmos unidos, acredito que o plano de desenvolvimento territorial rural será um sucesso”, declarou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro