Prefeitura de Juazeiro continua aplicando cal em canais para combater mosquitos

Início Prefeitura de Juazeiro continua aplicando cal em canais para combater mosquitos

Serviço de Água e Saneamento Ambiental - SAAE

25/02/2021 10h14 Atualizado há 3 anos atrás

A Prefeitura de Juazeiro reforçou as ações de limpeza de canais em todo o município para melhor atender à população e cuidar do meio ambiente de forma responsável. Essa é uma das atribuições do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), que vem sendo realizada desde o início do ano. Aliada à limpeza, a prefeitura continua aplicando cal nas margens dos canais para impedir a reprodução de mosquitos.

“Realizamos a limpeza dos canais e em seguida colocamos Óxido de Cálcio (CaO) – também conhecido como ‘cal’ -, uma substância alcalina, que eleva o pH e a temperatura em contato com a água, eliminando as larvas que geram insetos, impedindo também a procriação de novas larvas por criar um ambiente estéril para reprodução de mosquito. Esse produto é utilizado em tratamento de esgoto, indústria farmacêutica e construção civil, pois se trata de um produto biodegradável que não afeta o meio ambiente”, destaca a diretora-presidente do SAAE, Josilene Alixandre.

O produto é aplicado após a limpeza dos canais. Dessa forma, elimina as larvas dos mosquitos Aedes aegypti e Cullex (muriçoca comum) existentes naquele local e impede a reprodução. Essa é uma ação que o município vem dando sequência e os resultados são bastante satisfatórios.

É importante reforçar, no entanto, que essa ação não impede que a população continue tomando os devidos cuidados dentro de casa, eliminando recipientes que acumulam água e servem de local para reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Texto: Fabíolla Paiva – Ascom/SAAE