Início Prefeitura de Juazeiro compra R$ 1,5 milhão em medicamentos e insumos para atender pacientes e abastecer unidades de saúde

26/03/2021 13h44 Atualizado há 3 anos atrás

A Prefeitura de Juazeiro gastou, em pouco mais de 60 dias, cerca de R$ 1,5 milhão em medicamentos e insumos para abastecer as unidades de saúde e a rede hospitalar do município.

Segundo a diretoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde (Sesau), o estoque encontrado no início do ano estava baixo e só seria suficiente para quinze dias de abastecimento, considerando a quantidade de unidades de saúde da sede e interior. Com isso, a prefeitura precisou fazer compras emergências para não interromper nem prejudicar os serviços nos postos de saúde e hospitais.

A burocracia dos processos de licitação, e a negociação com os fornecedores atrasaram a compra, mas todas as questões foram resolvidas. O abastecimento foi normalizado para medicamentos básicos de aquisição do município.

“A nossa intenção é iniciar os pregões eletrônicos, e todos os processos têm os prazos legais que precisam ser cumpridos que vão ocorrer formalmente. Os fornecedores têm ainda o prazo de entrega, então acreditamos que a normalização do serviço da assistência farmacêutica deve acontecer até no início do mês de abril”, esclareceu a diretora da Assistência Farmacêutica de Juazeiro, Renata Almeida.

Abastecimento

As Unidades Básicas de Saúde  estão recebendo insumos e medicamentos a cada quinze dias. As farmácias da rede municipal recebem uma vez por mês, com exceção da Farmácia Central que atende cerca de 400 pessoas por dia, e é reabastecida semanalmente.

Texto: Maria Lima – Ascom/Sesau/PMJ