Juazeiro/BA, 18 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura de Juazeiro comemora 15 anos do CIAM com festa

ASCOM em 24/dez/2019

Gardennia Garibalde/ASCOM PMJ

Uma concorrida solenidade com direito a benção religiosa, música ao vivo, bolo, parabéns e muita animação, comemorou nesta segunda-feira (23) os 15 anos de implantação do Centro Integrado de Atendimento a Mulher de Juazeiro – CIAM. A comemoração realizada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) aconteceu na sede do equipamento, localizado à Avenida Luiz Inácio Lula da Silva, no bairro Novo Encontro.

O evento reuniu diversas lideranças e autoridades locais focadas na defesa dos direitos da mulher que assistiram a um documentário baseado em depoimentos de cidadãs assistidas pelo Centro, assim como de diversas autoridades que integram a rede local de enfrentamento a violência contra a mulher.

No seu discurso a Secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, agradeceu ao prefeito Paulo Bomfim pela oportunidade de estar à frente da secretaria e fazer parte desse momento tão importante na construção da política pública voltada para as mulheres. “O momento é de agradecer ao nosso prefeito por investir no desenvolvimento das políticas públicas sociais de forma geral e principalmente no que diz respeito à defesa da mulher e a todos que construíram esses 15 anos de lutas, história e conquistas”, destacou a secretária Cida Gama.

Para a Tenente da PM/BA Ana Maria que participou da solenidade representando a Ronda Maria da Penha, os 15 anos do CIAM representam um legado de conquistas para a rede de enfrentamento contra a violência à mulher. “Ver um equipamento como o CIAM completar 15 anos de existência é uma alegria muito grande. O Centro é um elo muito forte na rede de proteção à mulher, pois é nele que elas recebem todo o encaminhamento e apoio social necessário em momentos críticos. Parabéns a todos que fazem do CIAM um sucesso”, disse a Tenente.

A dona de casa Rosa Maria é uma das assistidas pelo CIAM e fez questão de participar da festividade, “Cheguei ao CIAM com depressão, sem autoestima e graças a todo o cuidado que recebi aqui hoje sou uma nova mulher, passei a me amar e reconhecer meu valor. Parabéns pela existência do CIAM e que essa data se repita por muitos e muitos anos”, ressaltou dona Rosa.

A diretora de mulheres da SEDES e também presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Quitéria Lima, ressaltou as lutas e conquistas que construíram a história do CIAM. “A palavra de ordem hoje é gratidão, a todos que de alguma forma contribuíram e contribuem todos os dias para que o CIAM seja esse cetro de excelência. Vamos continuar lutando e conquistando cada vez mais políticas públicas que defendam os direitos das mulheres”, pontuou Quitéria.

A solenidade cotou com a participação da cantora Andrezza Santos, que encantou a todos com a sua musicalidade e dos músicos Regis Bahia e Erinaldo Alves que também animaram a festividade com música ao vivo, teve ainda um momento de oração conduzido pela ministra da palavra da paróquia Nossa Sra. das Grotas, Vera Galvão.

CIAM – implantado em Juazeiro em dezembro de 2004 o CIAM oferece no local espaço para alimentação, para higiene pessoal e atividades coletivas, atuando na promoção de direitos por meio das diferentes políticas públicas municipais. As mulheres chegam à unidade através de encaminhamentos de outras instituições de proteção à mulher e também por demanda espontânea. Após acolhimento, aquelas que apresentam demandas de saúde são encaminhadas para acompanhamento nos Centros de Saúde de referência e para outras unidades que se fizerem necessárias. As assistidas são encaminhadas e acompanhadas pelas técnicas a outros órgãos de proteção à mulher.

Propício para convivência e socialização, também oferece atividades socioeducativas, oficinas e organizações de coletivos de mulheres que promovem a criação ou restabelecimento de vínculos familiares.  São realizadas ainda atividades de prevenção e promoção da saúde, a partir da estratégia de redução de danos, garantindo a proteção social integral e encaminhamentos a cursos profissionalizantes e para o mercado de trabalho. A equipe que atua no CIAM é composta por: assistente social, advogada, educadora social, psicóloga, auxiliar de limpeza e auxiliar de portaria. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Luiz Inácio Lula da Silva, no bairro Novo Encontro.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro