Prefeitura de Juazeiro começou a vacinar contra a Covid-19 gestantes e mulheres no pós-parto com comorbidades

A Prefeitura de Juazeiro começou nesta sexta-feira (7),  a vacinação contra a Covid-19 em gestantes e mulheres no pós-parto com comorbidades. Esse público-alvo está na Fase 3 do Plano Nacional de Imunização.

A equipe de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), foi até o Hospital Materno Infantil para alcançar o público a ser imunizado. Iraildes Barbosa, de 26 anos, tem diabetes e hipertensão. Ela está em trabalho de parto, aguardando a chegada de Heitor e foi surpreendida com a vacina contra o coronavírus. “Eu fico muito feliz em receber essa vacina aqui na maternidade. Do jeito que a pandemia está, a gente fica mais segura”, comemorou.

Somente três mulheres atenderam aos critérios de vacinação na maternidade nesta sexta. Uma delas, uma adolescente de 17 anos, se recusou a tomar a vacina. “Como hoje a Covid-19 tem afetado bastante as gestantes e a maioria não tem a oportunidade de se vacinar no posto de saúde, fica melhor a gente abranger as gestantes e as puérperas classificadas como  grupo de risco que estão aqui na maternidade. Mas a escolha é delas. A gente oferece a vacina e a gestante tem  o direito de aceitar ou não. Algumas só querem vacinar após o parto”, esclarece a coordenadora de enfermagem do Hospital Materno Infantil, Érica Góes.

Emily da Silva deu entrada na maternidade nesta manhã, e gostou de receber a vacina logo antes do parto. “É bom demais receber essa vacina e evitar essa doença que está matando tanta gente”, ressalta Emily.

Outras comorbidades

A Prefeitura de Juazeiro, também está vacinando pessoas com síndrome de Down, de 18 a 59 anos. A aplicação das doses está acontecendo na Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) do município.

Texto: Maria Lima – Ascom/SESAU/PMJ

Share this post