Prefeitura de Juazeiro celebra tradição nordestina na IX Festa do Vaqueiro

Início Prefeitura de Juazeiro celebra tradição nordestina na IX Festa do Vaqueiro

Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes - SECULTE

16/10/2021 16h35 Atualizado há 3 anos atrás

Vestindo gibão, devidamente paramentados, os vaqueiros foram chegando aos poucos à casa do vaqueiro João Bosco Xavier do Nascimento, o Bosquinho, onde a tradicional Festa dos Vaqueiros de Juazeiro começou, há 25 anos. Na concentração para a cavalgada, um café da manhã reforçado e o aboio, canto do vaqueiro, entoado durante todo o trajeto para conduzir cavalos e cavaleiros até a missa, no Ginásio de Esportes Aloísio Viana.

Emocionada, a prefeita Suzana Ramos ressaltou a felicidade de poder reverenciar os vaqueiros nesta nona edição. “Estou muito emocionada porque essa é a nossa cultura, é a cultura da nossa gente. E depois de dois anos sem ver uma Festa do Vaqueiro, no momento em que estamos vencendo essa pandemia, é muito gratificante participar dessa  celebração e cumprir o nosso propósito que é resgatar essa festa do vaqueiro e devolver ao povo”, disse a gestora, que estava acompanhada do vice-prefeito Leonardo Bandeira, do deputado estadual Roberto Carlos, do secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes e sua equipe.

(Foto: Luan Medrado/PMJ)

Leonardo Bandeira parabenizou os envolvidos e enalteceu a figura do vaqueiro. “Mais uma vez, quero dar  parabéns à prefeita por fazer essa festa voltar para as mãos dos vaqueiros, que são os verdadeiros heróis do sertão, os verdadeiros heróis do nosso país”, pontuou.

O secretário Sérgio Fernandes agradeceu a participação dos vaqueiros e o empenho da prefeitura na realização do evento. “Esse é um momento em que todas as atenções devem estar voltadas para a cultura do vaqueiro que é tradição na nossa cidade. Quero agradecer a participação dos vaqueiros, em nome de Bosquinho e do vereador Luciano do Vale, que se empenharam na realização desse evento, e à prefeita Suzana que valoriza muito essa tradição”, destacou.

O deputado Roberto Carlos falou sobre a tradição da festa e destacou a bravura dos vaqueiros. “Eu quero parabenizar todos os vaqueiros. Eu sou do interior, meu pai foi vaqueiro e eu vi de perto o sofrimento e a bravura dele. Quero parabenizar a todos os envolvidos nesse evento, em especial a prefeita Suzana e o secretário Sergio Fernandes pelo empenho e determinação”.

Celebração

João Bosco Xavier, o Bosquinho, falou sobre a alegria de comemorar a festa do vaqueiro. “Essa festa é uma satisfação imensa para o vaqueiro porque é a nossa cultura, a cultura do vaqueiro que está no mato, na caatinga, sofrendo com uma série de coisas e vem para essa festa se divertir, ver os amigos e ouvir a palavra do senhor. Isso é bom demais. Quero agradecer à prefeita Suzana, porque foi uma honra imensa ver a vaqueirama sair da minha casa”, festejou.

Durante a celebração, os vaqueiros fizeram uma homenagem ao vaqueiro Ronaldo Alves dos Santos, falecido no dia 7 de setembro, quando aconteceria originalmente a festa. Após os ritos religiosos da tradição sertaneja, conduzidos pelo Padre José de Arimatéia, a festa ficou por conta do forró de Edinho e Juju, Jó e Tinho do Acordeon, Brenda Miranda e Cesar Adriano.

O evento contou ainda com a participação dos vereadores Luciano do Vale, Aníbal e Ítalo Marcelino, e com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos, da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes, do SAAE, Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

—

Texto: Eneida Trindade – Ascom/Seculte/PMJ