AMA

Prefeitura de Juazeiro assina acordo de cooperação técnica com CONAB para fortalecer dados de comercialização do Mercado do Produtor

Daniela Duarte/AMA

O prefeito Paulo Bomfim, acompanhado do diretor da Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA Agnaldo Meira assinou nesta quarta-feira (07), um Termo de Cooperação Técnica com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). O objetivo principal é integrar os dados de comercialização do município junto ao Sistema de Informações dos Mercados de Abastecimento do Brasil (Simab), formando um só banco de dados com informações de comercialização de todos os mercados atacadistas de hortigranjeiro do país.

A parceria prevê, no âmbito do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) da Conab, ações de apoio ao setor como o desenvolvimento de sistemas, a transferência de informações e conhecimentos entre a Conab e o Ceasa de Juazeiro, capacitações, entre outras medidas. O acordo entrará em vigência na data de sua publicação no Diário Oficial da União e vigorará pelo prazo de 60 (sessenta) meses.

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim comemorou a assinatura do Termo entre as instituições. “É uma satisfação poder viabilizar o contato entre as instituições e fecharmos parcerias no sentido de melhorar ainda mais a estrutura do Mercado do Produtor. Nossa gestão tem trabalhado para as melhorias em prol dos feirantes, produtores, permissionários e todos aqueles que trabalham nas feiras e mercados do município”, externou.

Segundo o diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Bruno Scalon, a assinatura do termo foi de suma importância na área de abastecimento do país. “O Mercado do Produtor de Juazeiro é referência em frutas, verduras e legumes. Essa parceria contribui para que os preços de frutas e hortaliças da região possam constar também nas informações coletadas pela Companhia e divulgadas no (Prohort). Na prática, a parceria também permitirá a realização de estudos voltados ao setor em conjunto com a AMA”, disse Bruno.

O diretor da AMA, Agnaldo Meira, valorizou a importância do momento para o setor de estatística e o reconhecimento do potencial do Mercado do Produtor. “Essa parceria só irá valorizar ainda mais nossos produtos  e melhorar o sistema de comunicação e operacional da Ceasa de Juazeiro. O Mercado do Produtor é  destaque nacional e a CONAB é uma companhia muito importante para mostrar essa potência do entreposto. Em breve teremos o novo Ceasa de Juazeiro trazendo ainda mais desenvolvimento para nossa cidade e fortalecimento na área da agricultura e comercialização”, destacou Agnaldo.

A equipe realizou ainda uma visita técnica em uma fazenda local para conhecer os métodos de produção do Vale do São Francisco.   O mercado de Juazeiro ocupa o 4º lugar no ranking de comercialização de hortigranjeiros em entrepostos atacadistas no Brasil.

Estiveram presentes também o Assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas Voldi Alves, a gerente de Modernização do Mercado Hortigranjeiro da Conab Joyce Fraga, João Tosta representando a CODEVASF, o diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Bruno Scalon, o supervisor de Estatística da AMA, Carlonilton Dias e Luciano Monteiro Engenheiro Agrônomo da AMA.

CONAB

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é uma empresa pública com sede em Brasília, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A empresa está presente em todas as regiões brasileiras, com superintendências nos 26 estados e no Distrito Federal, além de mais de 90 Unidades Armazenadoras (UA), como armazéns convencionais, graneleiros, portuários, etc., que são capazes de estocar diversos produtos agrícolas e garantir o suprimento alimentar da população.

A consulta ao banco de dados da Conab/Prohort, alimentado pelo departamento técnico do Mercado do Produtor de Juazeiro, está disponível ao público em geral no site www.prohort.conab.gov.br.

Categoria: AMA

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo