Juazeiro/BA, 27 de outubro de 2020


Covid-19

Prefeitura de Juazeiro apresenta projeto do Parque Fluvial para representantes da ATB

ASCOM em 23/ago/2017

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

 

O secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) de Juazeiro, Anderson Alves, reuniu-se nesta terça-feira (22) com os representantes da Associação Travessia das Barquinhas (ATB). Na oportunidade, foi apresentado o projeto de implantação do Parque Fluvial que prevê entre as intervenções, a execução de um terminal hidroviário para embarque/desembarque no local. O projeto também contempla a extensão da Orla entre o Angary e as instalações da Marinha, com a revitalização física e paisagística, entre outros.

De acordo com o secretário, o diálogo será feito com todos os representantes de serviços que funcionam na área onde será implantado o Parque: barraqueiros, caiaques, lavadores de carro. “Vamos envolver toda a comunidade no processo dessa obra para despertarmos o sentimento de preservação do equipamento que será construído e nesse caso em especial também a preservação ambiental do Rio São Francisco”, explica Anderson Alves.

O presidente da ATB, Luiz Raimundo Pereira, acredita que o projeto vai impulsionar não só o setor da travessia, mas o turismo como um todo. “O projeto está chegando em boa hora e vai promover uma transformação em toda área, impulsionando o nosso comércio, o turismo local. Me falta palavras para agradecer essa iniciativa do governo municipal que vai proporcionar inúmeras melhorias, não só para o usuário das barquinhas, mas toda a comunidade juazeirense”, declarou Luiz Raimundo.

Barqueiro há mais de 40 anos, 30 deles dedicados à travessia Juazeiro/Petrolina, José Aprigio Nunes, diz que a intervenção será bem vinda. “É uma intervenção que vai ajudar na acessibilidade das pessoas, tanto no embarque quanto no desembarque. Vai ficar uma maravilha!”, disse o barqueiro.

O projeto

O Parque Fluvial é apoiado por uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (CEF). O projeto da Prefeitura de Juazeiro concorreu com outros 12 municípios localizados a margem do Rio São Francisco onde somente 4 foram selecionados: Juazeiro, Petrolina, Pirapora e Januária. O projeto vai promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial do trecho entre o muro da Marinha ao Angari. A intervenção prevê a implantação de academias da saúde, parques infantis, pista de Cooper e ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, estruturação e ordenamento do mirante e criação de um atracadouro náutico, reaproveitamento da cobertura do espaço onde estão localizados os bares do M para a criação de um terminal hidroviário, as barracas que hoje ficam próximo a Marinha, serão retiradas da margem do rio por questões ambientais e ordenadas e padronizadas na área da calçada, em resumo Juazeiro terá uma nova área de lazer, um novo cartão postal para suas famílias.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro