Início Prefeitura de Juazeiro aplicará programa sobre sustentabilidade em 37 escolas rurais do município

25/05/2021 18h26 Atualizado há 3 anos atrás

Em reunião realizada nesta terça-feira (25), integrantes das Secretarias de Educação e Juventude (Seduc) e de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) fecharam uma parceria para o desenvolvimento do Programa Despertar, que será aplicado nas escolas municipais da área rural. O Programa tem o objetivo de desenvolver temáticas socioambientais nas escolas do campo, e este ano traz o tema “Sustentabilidade na alimentação: do campo à mesa”. A iniciativa é fruto da parceria firmada entre a Prefeitura Municipal, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-BA), a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro.

Houve uma ampliação na quantidade de escolas beneficiadas pela iniciativa, de 4 para 37 unidades de ensino localizadas na área rural de Juazeiro (Educação Infantil ao 9º ano). A Seduc irá realizar formações contínuas para gestores e coordenadores pedagógicos, para dar suporte à aplicação da Sequência Didática do Programa Despertar, pelos professores.  A parceria com a Semaurb irá permitir o apoio técnico especializado na temática ambiental, para a realização de atividades como palestras virtuais para escolas e famílias, orientação técnica para os estudantes, e o fornecimento de sementes de plantas nativas da região.

“O fato do Programa Despertar ser uma ação de educação ambiental continuada está alinhado à visão que a Semaurb tem sobre a importância da educação ambiental e da sustentabilidade estarem inseridas no ambiente escolar. Através do Programa Despertar conseguiremos atrelar outras atividades já planejadas pela Semaurb com a Seduc, tornando as ações ainda mais efetivas e transformando em projetos maiores”, destacou Mariana Bezerra, engenheira florestal da Semaurb.

Agenda permanente

Para o secretário de Meio Ambiente, o Programa Despertar vem fortalecer a parceria entre a Semaurb e Seduc no desenvolvimento de ações voltadas para as questões ambientais.

“Com essa interligação de conhecimentos pedagógicos e técnicos, vamos conseguir com que os assuntos relacionados ao meio ambiente não se resumam a atividades pontuais, mas se transformem numa agenda permanente a ser trabalhada durante todo o ano, não somente nas escolas com as crianças e jovens, mas que seja também estendida para toda a comunidade juazeirense”, frisou Rubens Torres.

Gestores escolares e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal já receberam formações virtuais desenvolvidas pelo Senar, para aplicação do Programa no município. “Esse é um Programa importante e contextualizado com as nossas escolas rurais. O viés pedagógico traz a valorização da identidade local e também a reflexão sobre um tema extremamente relevante, que é a sustentabilidade”, explicou a secretária de Educação, Normeide Almeida.

Texto: Brena Souza e Edísia Santos – Ascom/PMJ